Preparo de Soluções

Páginas: 6 (1337 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013


INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR- DESU
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA- DAQ





PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES BÁSICAS



Prática: 02 Data: 25/09/2012






SÃO LUÍS – MA
2012


1- Introdução
A solução não depende apenas dos seus componentes, mas também da proporção entre as quantidades da concentração, que é a quantidadede soluto e o volume da solução. O preparo e a padronização das soluções é muito importante para um bom procedimento, pois as soluções são preparadas a partir de pesagens rigorosas do soluto e dissolvendo-o no solvente, ficando assim conhecida como concentração.
“A padronização é o processo que se determina a quantidade de substância de uma solução pela reação com outra substância química deconcentração. A concentração definida recebe o nome de titulante, que é em geral uma solução obtida a partir de um padrão primário, já a solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.”
Titulação é uma técnica laboratorial que se refere à análise química quantitativa efetuada para a determinação de concentrações. Numa titulação adiciona-se lentamente e com agitação, o titulante,que é o reagente de concentração conhecida, ao titulado, que é a substância de concentração desconhecida. O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. O ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação
“As titulações podem ser conduzidas usando entre outras as reaçõesácido-base. Quando uma solução de um ácido e de uma base são misturadas ocorre uma reação de neutralização. Os produtos dessa reação não têm características de soluções ácidas nem de soluções básicas. Em geral, uma reação entre um ácido e um hidróxido metálico produz água e sal. Em uma titulação ácido-base, a adição de fenolftaleína é uma maneira de se determinar quando o ponto no qual as quantidadesestequiométricas se equivalem for atingido, ou seja, quando o ponto de equivalência da titulação for alcançado. Os ácidos e as bases mudam de cor quando colocados em contato com determinados corantes. Na titulação ácido-base, a fenolftaleína é incolor em soluções ácidas, mas rosa em soluções básicas. Dessa forma, quando ocorre a mudança de cor de incolor para rosa, significa que a solução foicompletamente neutralizada. A mudança de cor sinaliza o ponto final da titulação, que geralmente é muito próximo do ponto de equivalência.”
A solução padrão a ser usada em uma análise deve ser cuidadosamente preparada, pois, caso contrário, a determinação resultará em erros. A preparação dessas soluções requer reagentes puros.


2- Objetivo
Preparar a solução de Hidróxido de Sódio(NaOH) e determinara sua molaridade real.
3- Procedimentos
Vidrarias e materiais
Reagentes
Béquer de 250 mL; Suporte Universal;
Água destilada;
Balão volumétrico 250 mL ou 500 mL;
Hidróxido de Sódio (NaOH)
Bastão de vidro Garras; Pisseta;
Fenolftaleína
Bureta 50 mL Pipetador de borracha;

Pipeta graduada 5 ou 10 mL;

Erlenmeyer 250 mL; Funil de vidro.


3.1 - Parte Experimental
3.1.1 Preparação doHidróxido de Sódio (NaOH)
Primeiramente calculou-se a massa necessária para preparar uma solução de 500 ml da solução de NaOH a 0,1 mol/L, utilizando a formula M= m/ M.V(L), que encontrou-se 2g de NaOH teoricamente.
Pesou-se 2.0020g de NaOH utilizando a balança, logo após a pesagem adicionou-se no Becker de 100ml para dissolver totalmente o hidróxido se sódio com o auxílio do bastão de vidro.Adicionou a solução obtida no balão volumétrico com o auxilio de um funil completando com água destilada até alcançar 500ml, e agitou para a homogeneização da solução.

3.1.2 Titulação do Hidróxido de Sódio (NaOH)
Depois da homogeneização do NaOH no balão volumétrico, transferiu-se 25 ml para o erlenmeyer de 250 ml, logo após adicionou 3 gotas do indicador fenolftaleína;
Colocou-se o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preparo de soluções
  • preparo de soluções
  • Preparo de soluções
  • Preparo de soluções
  • Preparo de soluções
  • Preparo de Soluções
  • Preparo de soluçoes
  • preparo de soluções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!