Preparo da escala clorimétrica de comparação

816 palavras 4 páginas
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

SÃO PAULO
2013

SUMÁRIO

• INTRODUÇÃO

• OBJETIVOS

• MATERIAIS E METODOS

1. PREPARO DA ESCALA CLORIMÉTRICA DE COMPARAÇÃO

1.1 DETERMINAÇÃO DO pH ( Tubo 1 e 2 )

1.2 DETERMINAÇÃO DO pH ( Tubo 3 e 4 )

• RESULTADO E DISCUSSÃO

• CONCLUSÃO

• BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH < 7, a 25 °C), neutra (pH = 7, a 25 °C), ou básica/alcalina (pH > 7, a 25º C). Uma solução neutra só tem o valor de pH = 7 a 25 °C, o que implica variações do valor medido conforme a temperatura.

O indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permitindo conhecer se a solução é ácida, básica ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.

A solução tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.
Podem ser formadas por um ácido fraco e um sal formado pela reação desse ácido com uma base forte, ou, então, por uma base fraca e um sal formado pela reação dessa base com um ácido forte. As soluções tampão são usadas sempre que se necessita de um meio com pH aproximadamente constante. Elas são preparadas dissolvendo-se os solutos em água.

OBJETIVO

Verificar as alterações na coloração da escala de pH, de acordo com o nível de acidez ou alcalinidade usando o indicador universal e analisar o impedimento de grandes alterações quando adicionado na solução o sistema tampão.

MATERIAL E MÉTODOS:

1. PREPARO DA ESCALA

Relacionados