PREPARAÇÃO E PRADONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE UMA BASE

1274 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO

O comportamento das soluções normalmente depende não só da natureza dos solutos, mas também de suas concentrações. O termo concentração é usado para designar a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente ou solução. Assim quanto maior a quantidade de soluto dissolvido em certa quantia de solvente, mais concentrada a solução resultante.

Ao preparar soluções químicas, alguns erros podem ser cometidos, como em todo processo experimental. Através do processo de padronização é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada.

Para determinar a concentração de determinado soluto em uma solução, geralmente realiza-se uma titulação, que envolve combinar uma amostra de solução com uma solução reagente de concentração conhecida, chamada solução padrão. Em uma titulação ácido - base, a adição de fenolftaleína é uma maneira de se determinar quando o ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem for atingido, ou seja, quando o ponto de equivalência da titulação for alcançado.

Este experimento tem como objetivo o preparo e a padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) através de uma solução de hidrogenoftalato de potássio (C8H5KO4) contendo fenolftaleína. 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Existem substâncias com características bem definidas, conhecidas como padrões primários, que são utilizadas como referência na correção da concentração das soluções através do procedimento denominado padronização ou fatoração (Baccan, 2001). Tal procedimento consiste na titulação da solução de concentração a ser determinada com uma massa definida do padrão primário adequado.

Na titulação ácido-base, uma solução de base é comumente transferida com uma pipeta (momento em que se verifica o volume). A solução do ácido usualmente transferido por uma bureta, e a adição desta solução é interrompida no ponto em que o numero de íons H+ do ácido for

Relacionados

  • relatorios
    2164 palavras | 9 páginas
  • Solucao do caso marcopolo
    4893 palavras | 20 páginas