Preparação para um teste de Filosofia acerca dos tipos de ações e acontecimentos, o determinismo e o libertismo

1807 palavras 8 páginas
Preparação para Teste de Avaliação de Filosofia
1. Explicar o processo de análise conceptual.
Análise conceptual corresponde à exigência de pensar de modo rigoroso. É uma ferramenta que procede por afinações sucessivas dos conceitos até chegar a uma solução mais ou menos correta. Há 2 tipos: a simples e a complexa. Quando nós queremos analisar um determinado conceito, começamos pela análise conceptual simples, se a análise do conceito estabeleceu com precisão a sua fronteira, ficamos por aqui. Mas se houver alguma dúvida procede-se para a complexa.
2. Compreender o que é uma análise contextual correta.
É uma análise que estabelece com precisão a fronteira do conceito.
3. Explicar a diferença entre a atividade filosófica e a atividade científica.
A atividade científica procura explicar as causas de determinados acontecimentos e tem como caraterística a resposta causal e atividade filosófica procura explicar a relação entre conceitos analisando-os e decompondo-os nos seus conceitos mais simples e tem como caraterística a resposta conceptual.
4. Distinguir a resposta causal de resposta conceptual.
A resposta causal (tem a ver com a atividade científica) está relacionada com as causas de um determinado facto ou acontecimento. A resposta conceptual (tem a ver com a atividade filosófica) é a relação entre conceitos.
5. Justificar a importância da atividade filosófica de imaginar.
Imaginar é muito importante na atividade filosófica, pois quando alguém faz filosofia não se preocupa em explicar a causa dos factos, mas quais são os conceitos que permitem compreender os diversos aspectos da realidade, por isso, é necessário saber se um conceito se aplica em todas as situações concebíveis - reais e possíveis. Se sim, então podemos afirmar que é correto, senão, provavelmente vamos ter de o abandonar. Resumidamente, a atividade de imaginar testa os conceitos e as teorias que se propõem responder aos problemas filosóficos.
6. Explicar como a experiência mental

Relacionados

  • filosofia 10/11 ano
    13349 palavras | 54 páginas