Prepararaçao e padronizar uma solução de hcl 0,1mol/l

1143 palavras 5 páginas
1. OBJETIVO
O objetivo desse experimento é preparar e padronizar uma solução de HCl 0,1mol/L, e determinar a pureza de amostras alcalinas.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A titulação é um método de análise quantitativa que determina a concentração de uma solução. Através do processo de padronização ou fatoração é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada. O preparo e padronização de soluções é muito importante para um bom procedimento de uma análise quantitativa, pois mesmo que um experimento seja conduzido de forma adequada, se as soluções não apresentarem uma concentração conhecida os resultados poderão ser equivocados.
[1] Bastos, F., Química geral experimental / ErvimLenzi, Rio de Janeiro, Freitas Bastos Editora, 2004.
Nem todos os reagentes utilizados em preparo de soluções padrões primários( padrões primários são reagentes quimicamente puros e com composição perfeitamente definida). Tem se como características básicas de um padrão primário; fácil obtenção, purificação, conservação e secagem. Devem possuir uma massa molar elevada, para que os erros relativos cometidos nas pesagens sejam insignificantes. Deve apresentar grande solubilidade em água e não devem formar produtos secundários.
Com o número de padrões primários é limitado, recorre-se, muitas vezes, a padrões secundários. Neste caso, a concentração de uma solução padrão secundário é determinada por titulação com um padrão primário, designando-se o processo por padronização. Em geral, as soluções de padrões secundários não oferecem as garantias de estabilidade dos padrões primários devendo ser padronizadas periodicamente.
O ponto exato onde reação completa é denominado ponto final. O ponto final da titulação é o ponto onde ocorre o término da titulação, que é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. Em qualquer reação estequiométrica, o

Relacionados