Preparac o de C psulas Duras 1

477 palavras 2 páginas
PREPARAÇÃO DE CÁPSULAS DURAS
Objetivo: Preparar cápsulas duras contendo diferentes fármacos.

Caso A: um cliente chega em sua farmácia de manipulação com uma prescrição médica de cloridrato de propranolol 20 mg para tratamento de arritmia cardíaca, administração a cada 8 h e tratamento para 10 dias. Avie a prescrição médica.
Para preparação, responda e/ou efetue os seguintes passos:
1. Qual o número de cápsulas a ser preparado?
2. Considerando que o Certificado de Análises da Matéria-Prima Cloridrato de Propranolol indica percentual de água igual a 0,28% e pureza de 99,6%, determine a massa de fármaco que deve ser pesado.
Dica:

Onde: massa é a quantidade de fármaco a ser pesado, em g; dose do fármaco, em mg; 0,001 é a conversão de mg para g; Tágua é o teor de água (neste exemplo = 0,0028); Tp é o teor de pureza do fármaco (neste exemplo = 0,996); nocaps é o número de cápsulas a serem preparadas.
3. Pese o fármaco e determine seu volume (volume compactado!!). Determine o volume de fármaco ocupado por cápsula e escolha o número da cápsula mais adequada (Figuar 1).
Dica:

Onde: Vocup é o volume ocupado por uma dose, em mL; Vcomp é o volume de fármaco compactado.

Figura 1. Relação entre número da cápsulas de elatina dura e volume do corpo da cápsula em mL.

4. Definir o volume total necessário para preparo das cápsulas.
Dica:

Onde: Vtotal é o volume total de pó necessário para enchimento das cápsulas, em mL; é o volume médio da cápsula selecionada (exemplo, cápsulas no 4 = 0,205 mL).

5. Adicionar o diluente* ao fármaco, compactando, até se obter o volume total de pó (Vtotal).
*diluente: 35,5 g de amido, 4 g de estearato de magnésio, 0,5 g de dióxido de silício coloidal e 60 g de celulose microcristalina.
6. Verter parte do pó para gral de porcelana e agitar com pistilo de maneira a preencher os poros do gral. Garanta que a maior parte do pó vertido seja de diluente.
7. Acicione o restante do pó e misture por aproximadamente 5 min.
8. Prepare o tabuleiro para as

Relacionados

  • Ervas do sítio
    42196 palavras | 169 páginas
  • Ervas do Sítio - Apostila Fitoterapia
    43295 palavras | 174 páginas