Prepara o e Padroniza o de Solu es cida e Alcalinas

1880 palavras 8 páginas
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA - DAQUI ENGENHARIA AMBIENTAL DISCIPLINA: QUÍMICA – TURMA - 0000

PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE
SOLUÇÕES ÁCIDA E ALCALINA

DISCENTES
Michael Jackson
Elvis Presley
Jerry Lee Lewis DOCENTE Prof.ª Maricotinha

Londrina, 32 de fevereiro de 123.456.789 d.C
1 Introdução
Quando se realiza a mistura de um composto químico (solvente) dissolvendo outro composto (soluto) os dois reagem gerando uma variação de calor (denominada entalpia) e após certo tempo se obtém o equilíbrio térmico.
Para determinar se a concentração da solução é a mesma que a calculada teoricamente se usa a padronização, que é o processo que por meio da titulação usa uma substância com sua concentração conhecida, tal substancia é chamada de solução padrão e reage completamente com a solução que ira ser titulada. A solução padrão deve ser estável, reagir rapidamente e sofrer uma reação balanceada. A padronização é realizada através da titulação em que, usando a bureta com a quantidade da solução, se tenta encontrar a concentração e, logo abaixo se encontra a solução padrão com indicador de pH em um recipiente, geralmente um erlenmeyer. É aberta a torneira da bureta de forma a gotejar até chegar ao ponto de viragem do indicador de pH, ponto esse que na titulação é chamado de ponto de equivalência, em outras palavras, é o ponto teórico na qual a quantidade entre as duas soluções são equivalentes.

Figura 1. Sistema de titulação
2 Objetivos
Os experimentos aqui analisados têm como objetivos preparar soluções ácidas e básicas de concentração de aproximadamente e determinar a concentração real (através da titulação) das soluções de ácido clorídrico () e hidróxido de sódio () e também o fator de correção. 3 Procedimentos
3.1 Materiais
Ácido clorídrico ();
Hidróxido de sódio ();
Proveta de 10 mL;
2 balões volumétrico de 250 mL;

Relacionados