Preparação e quantificação de hidróxido de sódio

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
Preparação e quantificação de hidróxido de sódio (NaOH)
Objetivo: Produzir hidróxido de sódio a partir da eletrólise da salmoura e quantificar seu rendimento através de cálculos estequiométricos.
Introdução teórica: O hidróxido de sódio ou soda cáustica é uma base química utilizada na indústria na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também é usado para desobstruirencanamentos por seu poder de corrosão. Quanto suas características não se apresenta como um sólido molecular, sendo um sólido completamente iônico, onde seus cátions sódio (Na+) e seus ânions hidróxido (OH-) ficam dispostos numa rede cristalina. Sua produção é dada principalmente a partir de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura) por eletrólise que é uma reação não espontânea onde háconversão de energia elétrica em energia química. Na eletrólise o NaOH é produzido juntamente com hidrogênio e cloro (processo cloro-álcali).
Materiais e reagentes
2 Grafites; Ácido clorídrico 0,083 M;
Recipiente plástico transparente médio com tampa; Fenolftaleína;
2 Recipientes plásticos pequenos;Cloreto de sódio (NaCl);
Mangueira; Água (H2O).
2 Balões de fundo chato;
Pipeta volumétrica 2 mililitros (ml);
Pêra de segurança;
4 tubos de ensaio;
Bureta 50 mililitros (ml);
Erlenmeyer;
Béquer;
Garra;
Estante para tubos de ensaio;
Caneta marcador;
Tesoura;
Resinaepóxi;
Cola instantânea;
Pano multiuso amarelo;
Retificador;
Suporte universal;
Procedimentos
Parte 1
Inicialmente a aparelhagem para a preparação do hidróxido de sódio foi montada, seguindo os seguintes passos: Recipiente plástico transparente médio com tampa (como cuba) foi delimitado pelo pano multiuso amarelo (como membrana permeável) que foi fixada ao recipiente com cola instantânea; Atampa do recipiente foi furada quatro vezes com a tesoura (sendo dois furos pequenos para o encaixe dos grafites e os outros dois furos maiores para o encaixe da mangueira que foi cortada em duas partes, uma para cada orifício, e fixadas com resina epóxi e cola instantânea); Um furo foi feito na parte inferior do pote onde outra parte da mangueira foi encaixada para a posterior retirada das amostras;Por fim as outras extremidades das mangueiras fixadas na tampa ficaram depositadas uma em cada balão de fundo chato dispostos em recipientes plásticos pequenos completados com água (para a posterior saída do gás cloro e o gás hidrogênio).
Os procedimentos acima podem ser exemplificados pela ilustração a seguir:










1 e 2 – Recipientes plásticos pequenos completados com água ecom seus respectivos balões de fundo chato levemente inclinados (com a extremidade de ambas as mangueiras no orifício de entrada do balão). As outras extremidades das mangueiras afixadas na tampa;
3 – Eletrodos de grafite inertes fixados na tampa do recipiente de plástico médio;
4 – Mangueira na parte inferior para a saída do gás;
5 – Cuba (Recipiente plástico transparente médio), contendo amembrana permeável (no centro) e a solução de salmoura (água + cloreto de sódio), que será colocada posteriormente.
Parte 2
A solução de salmoura foi preparada e cerca de 500 ml desta foi despejada no recipiente plástico médio (cuba), para a realização da eletrólise. Em seguida em um dos eletrodos, o fio com o chamado “jacarezinho”, do retificador (transformador de corrente) foi acoplado e oprocesso de produção de hidróxido de sódio foi iniciado. Ao mesmo tempo as correntes marcadas no retificador foram anotadas em um intervalo de dois em dois minutos e amostras também foram retiradas com o auxílio da pipeta volumétrica de 2 mililitros (uma em cada intervalo, totalizando quatro amostras – 2 min/ 1ª amostra, 4 min/ 2ª amostra, 6 min/3ª amostra e 8 min/ 4ª amostra – colocadas uma em cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preparação de uma solução de Hidróxido de Sódio
  • Preparação e padronização de uma solução 0,1 n de hidróxido de sódio
  • Hidróxido de sódio
  • Hidroxido De Sodio
  • Hidróxido de sódio
  • Hidróxido de sódio
  • Hidróxido de Sodio
  • Hidroxido de sodio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!