Preparação neuromuscular na espécie buffus murinos

Páginas: 13 (3090 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
SUMÁRIO
Introdução...............................................................................................................2
Materiais e Métodos...............................................................................................4
Resultados..............................................................................................................6Discussão...............................................................................................................11
Conclusão...............................................................................................................15
Referências Bibliográficas.....................................................................................16

INTRODUÇÃO
A fisiologia humana busca explicar ascaracterísticas e os mecanismos específicos do corpo humano, que o tornam um ser vivo. A contração muscular realiza a conversão de energia química em energia mecânica na forma de desenvolvimento de força ou movimento. A contração do músculo esquelético é voluntária e controlada pelas vias motoras no sistema nervoso central (SNC) (BERNE, 2004).
O músculo esquelético é o tecido mais abundante do organismo eencontra-se em sua maior parte unido aos ossos do corpo e sua contração origina a movimentação de diferentes partes do esqueleto, porém também participa de outras atividades do organismo, gerado pela condução de potenciais de ação dos nervos aos músculos (CINGOLANI, 2004).
Excitação e condução são processos que se relacionam com a produção e a transmissão de impulso nervoso a partir de estímulo(variação brusca de energia) que pode ser elétrico, térmico, mecânico ou químico. A excitação refere-se aos eventos que levam à geração de um potencial de ação. Enquanto, a condução é a propagação do potencial de ação que se move ao longo da fibra muscular. A transmissão do impulso nervoso à célula muscular é feita pela transformação do estímulo elétrico em estímulo químico, utilizando-seneurotransmissores como a acetilcolina na junção neuromuscular, os quais irão desencadear um potencial de ação na membrana muscular, ocorrendo a propagação e consequentemente a contração muscular (GUYTON; HALL, 2006).
A preparação neuromuscular em Buffus murinus consiste na dissecação do músculo gastrocnêmio de um dos membros inferiores do animal. Esse músculo por ser de natureza estriada esqueléticapossui uma estrutura fisiológica e molecular semelhante à espécie humana, o que possibilita o estudo dos mecanismos da fisiologia de contração do músculo esquelético.
“É possível estudar diversos aspectos da transmissão sináptica química em uma preparação reduzida. Pode-se dissecar uma fibra muscular (com sua inervação neural intacta) de um animal e colocá-la em solução experimental, onde ela irásobreviver por longo tempo. A célula pós-sináptica é empalada com um microeletródio, para o registro dos potenciais da célula muscular, e o axônio motoestimulado para produzir potenciais de ação no axônio.”(JOHNSON ,2000, p.76)
A prática realizada teve como objetivo estudar as propriedades fisiológicas do conjunto nervo-músculo esquelético (ou “junção neuromuscular”), permitindo o conhecimento dosfenômenos elétricos e do mecanismo de contração muscular.

MATERIAIS E MÉTODOS

O primeiro procedimento realizado foi aplicação da anestesia para preparar o animal. A rã, cobaia da prática, foi segurada por uma das pessoas da bancada pela cabeça e em seguida o animal foi anestesiado na linha mediana do dorso à articulação atlanto-occipital. Neste, foi introduzida a agulha para aplicação doanestésico (0,5 ml de xilocaína a 2%), no canal vertebral.
Em seguida, o animal foi fixado na prancha de cortiça, em decúbito dorsal. Com o auxílio da pinça e tesoura foi feita uma incisão circular a nível da articulação coxo-femoral em uma da patas posteriores do animal. A pele foi dissecada e retirada,expondo a musculatura da coxa e perna e isolando o músculo gastrocnêmio.Com um estilete de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preparação neuromuscular em buffus murinos
  • Relatório de preparação neuromuscular em murinos buffus
  • PREPARAÇÃO NEUROMUSCULAR EM Buffus murinus
  • PREPARAÇÃO NEUROMUSCULAR EM Buffus murinus
  • RELATÓRIO PREPARAÇÃO NEUROMUSCULAR EM Buffus murinus
  • Preparação neuromuscular
  • Preparação neuromuscular
  • Preparaçao neuromuscular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!