Preparação acetato de butila

Páginas: 2 (306 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO

Os álcoois são compostos orgânicos que possuem em sua estrutura um ou mais grupos hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado. São classificados quanto ao número de hidroxilas(monoálcool, diálcool, etc.) e quanto a posição da hidroxila (primário, secundário, etc.) (Barbosa, 2004).

O etanol é o mais comum dos álcoois, também conhecido como álcool etílico ou simplesmente álcool(fórmula molecular: CH3CH2OH) é obtido por meio da fermentação de carboidratos, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído. É conhecido principalmente como um componente essencial de bebidasalcoólicas. Também é utilizado como antisséptico em vários produtos, como líquidos para gargarejo bucal, desodorantes, cremes de barbear, etc. (Barbosa, 2004).

As moléculas dos álcoois são solúveistanto em substâncias polares como apolares, a miscibilidade do álcool acontece devido à existência de polaridade e apolaridade em sua molécula, ou seja, o álcool é solúvel em água como também emgasolina, como exemplo. O grupo OH, é a parte mais reativa encontrado em sua estrutura havendo assim ambas possibilidades do composto reagir: quebra da ligação oxigênio --- hidrogênio (RO --- H) havendoneste grupo a formação de alcóxidos ou oxidação, e quebra da ligação carbono – oxigênio (RCH2 --- OH) havendo neste reações de substituição e desidratação dos alcoóis(eliminação de H2O) (Barbosa,2004).

Os álcoois funcionam como substâncias anfóteras, isto é, ora se comporta com ácido, ora como base, ambos muito fracos. Tudo dependerá principalmente da natureza do outro reagente. O álcooletílico, também chamado de álcool etílico, sofre oxidação sob a ação de solução de Dicromato de Potássio (K2Cr2O7) ou de Permanganato de Potássio (KMnO4) na presença de Ácido Sulfúrico (H2SO4) diluído,formando Aldeído Acético. As reações podem ser monitoradas pela mudança na coloração e pelo odor característico do aldeído formado (Barbosa, 2004).
REFERÊNCIA

BARBOSA, Luiz Cláudio de Almeida....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preparação de acetato de butila
  • Preparação acetato de butila
  • Pratica 16
  • Acetato de butila
  • acetato de butila
  • Acetato de butila
  • Síntese do acetato de n-butila
  • Produção de Acetato de Butila

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!