PREP PREVIA CTM 2709

469 palavras 2 páginas
1 – Leiam os capítulos 7 a 10 do livro “Materiais de Engenharia” de Angelo Fernando Padilha, disponível na biblioteca da Esamc.

2 - Relacione as principais imperfeições nos sólidos cristalinos

Resposta:
Os materiais cristalinos e suas microestruturas são constituídos de defeitos cristalinos. A microestrutura de um material é determinada pela sua composição química e pelo seu processamento como, por exemplo, a solidificação, conformação mecânica, tratamentos técnicos, etc. Em algumas vezes, a microestrutura do material se modifica durante sua utilização.
Os defeitos cristalinos podem ser classificados em:
a. Puntiformes: Lacunas intersticiais e combinações deles.
b. Lineares: Discordâncias.
c. Bidimensionais: Defeitos de empilhamento, contornos de Macla, contornos de sub-grão, contornos de grão, contornos de antifase e interfaces em fases diferentes.
Os principais defeitos puntiformes existentes nos metais e ligas são causados por impurezas. No caso, existe átomos de impureza “substitucional” e há átomos de impurezas intersticial.
As “Lacunas” mostra a presença de defeitos cristalinos dentro de um material que causa aumentos de energia interna (U) do mesmo e da sua entropia (S). Porém, a variação da energia livre de GIBBS, a entalpia e a entropia em função do número de lacunas, demonstra que existe um número de lacunas em equilíbrio dentro do cristal, o qual é função da temperatura e do material. Cada material tem um valor de Hf característico.

3 – Defina o fenômeno Difusão.

Resposta:
Difusão é o transporte de matéria no estado sólido, induzido por agitação térmica. Outra definição: é o movimento de uma espécie química de uma região de alta concentração para outra de baixa concentração. Muitas reações e processos industriais importantes no tratamento de materiais dependem do transporte de massa de uma espécie sólida, liquida ou gasosa (a nível microscópico) em outra fase sólida. Isso é realizado obrigatoriamente através da difusão.
A difusão pode ser

Relacionados

  • Upload Revista Gestao
    90049 palavras | 361 páginas