Premio Nobel Psicologos Israilenses

2143 palavras 9 páginas
26/11/2002 - 02h42
Leia declaração que justifica Prêmio Nobel de Economia de 2002 da Folha de S.Paulo

Leia abaixo a declaração da Academia Real Sueca de Ciências que justifica a premiação de Daniel Kahneman e Vernon Smith para o Prêmio Nobel de Economia de 2002. Kahneman e Smith foram premiados por inovações nos campos de economia experimental e psicologia econômica, respectivamente. A versão original da declaração pode ser lida no site http://www.nobel.se/economics/laureates/2002/public.html.

*******

Academia Real Sueca de Ciências
Prêmio Banco da Suécia em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel 2002 - Informações para o Público

Tradicionalmente, a teoria econômica tem confiado na existência de um "homo economicus", cujo comportamento é determinado por interesse próprio e que é capaz de tomar decisões racionalmente. A economia também tem sido lembrada como uma ciência não experimental, em que pesquisadores —como em astronomia ou meteorologia— têm tido de confiar exclusivamente em dados de campo, isto é, observações diretas do mundo real. Durante as últimas duas décadas, entretanto, essas visões passaram por uma transformação. Experimentos laboratoriais controlados emergiram como componentes vitais da teoria econômica e, em certas situações, resultados experimentais mostraram que postulados básicos na teoria econômica deveriam ser modificados. Esse processo tem sido gerado por pesquisadores em duas áreas: a de psicólogos cognitivos que têm estudado o julgamento humano e tomadas de decisões e a de economistas experimentais que têm testado modelos econômicos em laboratório. O prêmio deste ano é conferido para inovadores nesses dois campos: Daniel Kahneman e Vernon Smith.

Economia psicológica e experimental

Economia experimental

Os primeiros experimentos na economia foram direcionados a testar o que é talvez o mais sólido pensamento na teoria econômica: o de que em uma competição perfeita, o preço de mercado estabelece um equilíbrio

Relacionados