Premio Eco - sustentabilidade

Páginas: 19 (4732 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Aspectos Gerais da Prática;:

Em 2010, a unidade de Porto Alegre da PepsiCo Brasil – responsável pela fabricação dos produtos à base de grãos da linha QUAKER® -, implantou o Projeto Biomassa – Geração de Energia Térmica pela queima da Casca de Aveia, para alimentar sua caldeira. O projeto, que fez da PepsiCo pioneira no Brasil a utilizar a casca de aveia como insumo, substituiu a caldeira devapor movida a gás natural por uma caldeira de biomassa. A ideia foi utilizar um combustível natural, a própria casca da aveia utilizada pela QUAKER®, proporcionando um ciclo fechado para a aveia dentro da fábrica, já que seu subproduto realimenta o processo produtivo. Entre seus principais objetivos estão: a utilização de uma fonte de energia renovável, reduzindo assim as emissões de gasescausadores do efeito estufa; o emprego de uma tecnologia de conversão de ponta para tornar o processo o mais eficiente possível; o reaproveitamento dos resíduos derivados do processo produtivo dos produtos QUAKER® e consequente fechamento do ciclo de alimentação da caldeira; e a eliminação do consumo de combustíveis fósseis como o gás natural. 

A prática foi implantada na fábrica da PepsiCo emPorto Alegre, Rio Grande do Sul, destinada à fabricação de produtos à base de grãos da linha QUAKER®. A planta tomou a iniciativa por ser a única que trabalha diretamente com os cereais, ou seja, que produz a partir do grão inteiro e portanto dispõe desta matéria-prima (casca de aveia). 

Com início em 2009, o projeto teve como primeira fase a avaliação do combustível disponível (casca de aveia) eseu poder calorífico (kilocalorias por kilo), além das adaptações necessárias para a queima da biomassa e para o sistema de controle das emissões geradas após a combustão. A etapa seguinte foi de análises técnica e financeira – que avaliaram a viabilidade e os investimentos necessários. A terceira fase foi de caracterização do combustível, com uma análise da biomassa a ser queimada e o tipo decaldeira necessária. A elaboração do projeto executivo, que compilou todas as outras etapas, foi a última fase. O start up se deu em 13/06/2011, tendo a operação entrado em pleno vapor dez dias depois. A implementação de todo o projeto durou 14 meses no total. 

O Projeto Biomassa é fruto de uma parceria entre a PepsiCo Porto Alegre e a APS Soluções em Energia, que se dispôs a fazer oinvestimento de R$ 1,15 milhão no desenvolvimento do projeto e sua instalação. Nos termos da parceria - BOT (Build-Oparate-Transfer) - a PepsiCo garante a aquisição do vapor gerado, enquanto a APS garante a qualidade técnica do equipamento. O recurso natural foi a casca de aveia, cereal muito cultivado no Sul do Brasil. Quanto aos recursos técnicos, o projeto demandou estudos aprofundados sobre ocombustível (casca de aveia) e o processo de eliminação de seu pó, para a redução das emissões atmosféricas, além da projeção de uma caldeira com grelhas especiais para a queima da biomassa. Em termos de recursos humanos, de 30 a 40 profissionais estiveram diretamente envolvidos no projeto, entre engenheiros, técnicos, advogados, soldadores, montadores, entre outros. O funcionamento da caldeira de biomassademanda hoje uma equipe composta por três operadores e um gestor. 

Para a concretização do projeto, a APS buscou alguns parceiros comerciais nacionais e internacionais. O primeiro foi a APS Soluções em Energia, que se propôs a fazer todo o desenvolvimento do projeto, as análises técnica e financeira, além do aporte inicial para colocar o projeto em operação. A empresa belga Vincky participoudo desenvolvimento da caldeira junto da Arauterm, responsável pela construção da caldeira e do sistema de abatimento (eliminação do particulado nas emissões atmosféricas). Na implementação do sistema de transporte pneumático, a PepsiCo contou com a Sur Engenharia. Finalmente, a Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre foi o órgão ambiental responsável pela liberação da licença de operação....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ECO SUSTENTABILIDADE
  • Eco sustentabilidade
  • Trabalho sustentabilidade
  • Análise da eco-eficiência e sustentabilidade da geração de energia elétrica pelas ondas do mar
  • Prêmios
  • O Eco
  • ECO
  • Eco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!