PREGAÇÃO

Páginas: 7 (1658 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
Legalismo (méritos, obras) vers. 2
Antinomianismo (libertinagem, não há lei) vers. 17

Leitura - Filipenses: 3.2-11

Introdução

“A verdadeira igreja é a que PREGA toda bíblia”... porem, deveríamos afirmar que a verdadeira igreja é aquela que CRÊ em toda a bíblia.”

As igrejas estão cada dia mais se esquecendo das bases que a igreja firmou no passado. Ex.: os cincos solas. (Somente asEscrituras, Somente Cristo, Somente a Fé, Somente a Graça e Somente Gloria a Deus.)

As igrejas estão trocando a as Escrituras por: Intuições; lógicas filosóficas; experiências.
As igrejas estão trocando Jesus Salvador, por um Jesus Curandeiro, um Fundo de Investimento ou um Jesus que não é Deus. (Hb 2.3 – Negligencia a Salvação)
As igrejas estão trocando a Fé pelo Sentimento, pela Emoção domomento.
As igrejas estão trocando a Graça, por Méritos.
As igrejas estão trocando a Gloria a Deus, pela Gloria do Homem.

A doutrina tem que ser bíblica e verdadeiramente interpretada pela própria bíblia e devemos crer em tudo o que ela nos ensina, e tudo deve ser avaliado por ela.
Ex.: Não devemos crer naquilo que vê - Natanael - João 1.47-50
Jesus orientou a tomar cuidado sobre falsosprofetas (Mt 24.4-5 e 11)

1º lugar: Estar atento as falsas doutrinas.

A Igreja em Filipos era uma boa congregação por isso o havia um perigo ameaçador.

3.2 Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!

3.2 - 1ª frase: “Acautelai-vos dos Cães!... A palavra CÃES era às vezes um termo ou uma ofensa do judeu para com os gentios (Mt 15.21-28“Mulher Cananéia”) e também para com os judeus pecadores dando a entender que eles não eram melhores que os gentios.
“Acautelai-vos dos Cães! Acautelai-vos dos falsos obreiros!”... Aparentemente estes CÃES e FALSOS OBREIROS podem ter sidos cristãos judaizantes. O que nos da a entender por que Paulo fala da circuncisão na próxima frase. ...“Acautelai-vos da falsa circuncisão!”. Estes FALSOS OBREIROSqueriam que os crentes de Filipos obedecessem à lei para serem salvos. Algo impossível - Tiago 2.10 – Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.

Circuncisão – Era o símbolo da Aliança. (Abraão - Gn 17.9)

Lei – A principio foi dada a Israel para guiar Israel a Justiça (Dt 6.24-25). Entretanto, em sua infinita sabedoria, Deus fez com que oconhecimento da lei aumentasse ainda mais os pecados. (Rm 5.20a - Sobreveio a lei para que avultasse (aumentasse) a ofensa;)

Quando Paulo fala da falsa circuncisão, ele quer dizer que aquela pratica de ritual e obediência não poderiam ser objetos de fé para a salvação.





3.3 - “Porque NÓS é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito...” (ou seja, Nós somos o verdadeiroIsrael conforme Rm 2.28-29 - Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. 29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.) ...e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.” (ou seja, o homem não pode se gloriar ou confiar emsuas obras seja ela: bondade, amor, caridade, respeito ou qualquer tipo de dádiva; mas sim na obra de Cristo.
SALVAÇÃO somente pela FÉ em Cristo Jesus e conseqüentemente a obediência aos seus mandamentos para SANTIFICAÇÃO, pois, Deus é santo.
A salvação vem de Deus e exclusivamente de Deus. Não há participação do homem. Deus salva o homem e este atende o chamado. Não devemos confundir Salvaçãocom santificação.
SALVAÇÃO 100% de Deus. A SANTIFICAÇÃO é 100% Deus e 100% do homem.
2º - Não confiar em si mesmo.

3.4 Bem que EU poderia confiar também na carne. Se qualquer outro (ou seja, se alguém) pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais:

Paulo no versículo anterior fala: NÓS, mas agora ele diz: EU.

Paulo/Saulo apresenta seu currículo.

Montamos um currículo para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pregacao
  • Pregação
  • PREGAÇÃO
  • pregacao
  • pregaçao
  • pregaçao
  • pregação
  • pregação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!