preferencia feminina nos saloes de beleza

Páginas: 19 (4509 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL














Preferência das mulheres em Florianópolis por compra de
Produtos de Beleza







Florianópolis
2012







Índice





Lista de Tabelas



Lista de Gráficos






RESUMO




O presente trabalho procurou abordar o comportamento de consumo de produtos de beleza feminino na cidade de Florianópolis,no estado de Santa Catarina. Foi empregado um questionário desenvolvido pela equipe e aprovado pela professora doutora Jane Iara Pereira da Costa com o objetivo de avaliar os hábitos das consumidoras em relação a produtos de beleza, relacionando desde o motivo de escolha de determinado produto e a verificação do comportamento das entrevistadas, como percepção do público feminino quanto apreferência dos produtos nacionais quando comparados com importados, gastos médios mensais, locais de compras, preferências por marcas, formas de pagamentos.
No questionário também foram abordadas questões sobre o perfil das entrevistadas. A pesquisa adotada para identificar a preferência de compra de produtos de beleza foi a quantitativa, com perguntas fechadas e semi-abertas, possibilitando maioresinformações para a pesquisa. Os dados adquiridos pelos questionários juntamente com o embasamento de autores renomados foi possível identificar que o público feminino atinge uma grande expectativa na continuidade do consumo de produtos de beleza, sendo um mercado promissor.







Palavras-chave: Consumidoras; Comportamento; Produtos de beleza;



1 Introdução



O tema da pesquisa é aabordagem sobre o Comportamento do Consumidor.

O problema da pesquisa encontra-se em descobrir hábitos e preferencias do consumo de produtos de beleza do público feminino da cidade de Florianópolis. Os produtos foram classificados em categorias: Produtos para o Rosto, Produtos para o Cabelo, Maquiagem, Esmaltes e Perfumaria. Abordou-se também na pesquisa se ainda existe a preferencia porprodutos importados.

A importância dessa pesquisa está relacionada com o mercado de produtos de beleza na cidade de Florianópolis, em que ter-se-á o resultado para empresas já estabelecidas no mercado, ou possíveis negócios que visam o mercado de Florianópolis. Por exemplo, saber-se-á quais os produtos que são preferencialmente comprados em lojas físicas, quais são comprados pela Internet, qual opúblico alvo para o marketing das empresas e para cada produto, nível de escolaridade do público alvo para cada abordagem do marketing desses produtos. A originalidade da pesquisa está em trazer dados primários mais atuais.

Características do mercado de produtos de beleza feminino.

Até os anos 60, a mulher cumpria um papel de submissão social e financeira em relação ao marido, a partir daí,iniciou seu processo de inclusão no mercado de trabalho, a mudanças que ocorreram na vida social da mulher, às fizeram mais independentes e seguras quanto suas opiniões e preferências. Com esse público promissor, o mercado de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria percebendo essa transformação do público feminino, devido sua representatividade no volume consumido e da valorização dada por elas aobenefício central oferecido pelos cosméticos – a beleza.
De acordo com o indicador de potencial de consumo do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a classe B lidera o consumo de produtos de higiene e beleza no país, com participação de aproximadamente 41% nas vendas – mesmo valor da soma dos gastos totais das classes C e D com esses produtos.

Já o Instituto Brasileirode Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o percentual dos gastos das classes C e D com arroz e feijão é menor do que as despesas com os produtos de higiene e beleza.
Segundo a pesquisa “Mais feminino – A beleza da mulher brasileira”, do Data Popular publicada na Revista Exame em 02 de julho desse ano, diz que cinco em cada 10 brasileiras compram e se fidelizam mais às marcas atuais do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilidade nos Salões de Beleza.
  • Poluição em saloes de beleza
  • Realidade dos salões de beleza
  • Biossegurança em Salões de Beleza
  • Vigilância Sanitária em salões de beleza
  • Estudo Sobre Salões de Beleza
  • Salões de beleza e suas decorações
  • Reaçoões alérgicas nos saloes de beleza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!