Precursores da teoria econônima Questôes para revisão

750 palavras 3 páginas
1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R: Para os mercantilistas as riquezas consistiam no acúmulo de metais preciosos, para eles quanto maior fosse o estoque de metais preciosos, mais forte e poderoso seria o governo de um país.
Já para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, como a lavoura, a pesca e a mineração, ou seja, encorajava-se a agricultura.

2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
R: Adam Smith (1723 – 1790) As suas principais ideias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.

3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
R: Vantagens Comparativas: constitui a base essencial da teoria do comércio internacional. Demonstrou que duas nações podem beneficiar-se do comércio livre, mesmo que uma nação seja menos eficiente na produção de todos os tipos de bens do que o seu parceiro comercial. Pois, defendia que nem a quantidade de dinheiro em um país nem o valor monetário desse dinheiro era o maior determinante para a riqueza de uma nação. Segundo o autor, uma nação é rica em razão da abundância de mercadorias que contribuam para a comodidade e o bem-estar de seus habitantes. Ao apresentar esta teoria, usou o comércio entre Portugal e Inglaterra como exemplo demonstrativo. David Ricardo (1772 – 1823).

4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?
R: O economista Francês Jean-Baptiste Say subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produção e popularizou a chamada Lei de Say, esta que diz: “a oferta

Relacionados