Precursores Da Teoria Econ Mica2

1289 palavras 6 páginas
Fatec Professor Waldomiro May

Precursores da Teoria econômica

Dário Barbosa, Fabricio Fernandes, Guilherme Soares

Antiguidade: Aristóteles, Platão, Sócrates.
O fato é que a economia esteve ou no centro propriamente dito ou nos bastidores dos principais eventos da Humanidade. Esse período é caracterizado, principalmente, pelo desenvolvimento dos estudos políticos e filosóficos. As ideias econômicas dessa época eram fragmentadas nestes estudos, ainda não constituindo, portanto, um ramo científico independente.

Mercantilismo
Foi nessa época que surgiram os primeiros princípios econômicos. A era mercantilista foi marcada por diversas transformações intelectuais, religiosas, comportamentais, políticas, geográficas e econômicas. Políticas pelo surgimento do Estado Moderno.
O mercantilismo foi uma teoria econômica que se iniciou no XVI e continuou até meados do XVII. O mercantilismo pregava o controle da economia pelo governo, o fortalecimento da economia aumentando os as reservas de metais preciosos, a expansão econômica e o forte nacionalismo pregando que o país de enriquecer as custas dos países vizinhos.
Principais pensadores: Thomas Mun, Jean-Baptiste Colbert e Antonio Serra.
Principais Obras:
Fisiocracia
A fisiocracia foi uma escola econômica que surgiu inicialmente para se opor ao mercantilismo. A fisiocracia se baseia principalmente que toda a riqueza vem da terra e da agricultura.Para os Fisiocratas a agricultura era o único modo de gerar, pois gera grandes lucros e exige pouco investimento. Assim se opondo a teoria mercantilista que pregava a geração de riquezas pelo acúmulo de metais preciosos
A fisiocracia é considerada a primeira teoria econômica cientifica, e serviu de base para a teoria clássica de Adam Smith.
Principais Pensadores: François Quesnay
Principais Obras: Tableau Economique”, escrito em 1758.

Os Clássicos
Adam Smith (1723-1790)
Foi um grande crítico da teoria Mercantilista, defendendo assim o laissez-faire, ou seja, o

Relacionados