Precursores da enfermagem

Páginas: 26 (6384 palavras) Publicado: 25 de junho de 2014
O Avanço da Profissão de Enfermagem
Na época de Florence Nightingale e Ana Nery, percursoras de Enfermagem Moderna e da Enfermagem no Brasil, respectivamente, os cuidados com os doentes eram diferentes dos cuidados hoje realizados.
Em um primeiro momento a contribuição de Florence Nightingale, que viveu na segunda metade do século XIX, na Inglaterra vitoriana, rainha dos mares,moralista e industrial, imperiosa e progressista. Sua atuação se insere no clima de otimismo, então vigente entre os de sua categoria, em decorrência da evolução industrial. Porém, o capitalismo industrial ao impor uma completa modificação na estrutura de classes sociais, nos modos de vida, nas concepções politicas e nas estruturas mentais, ao mesmo tempo agravara as condições de existência da maiorparte do povo. (Castro, 1989, in: Nightingale 1859/1989, p.3). Na saúde, a corrente dominante era a Hipocrática, a qual era enfocada como requerendo um estado de equilíbrio entre influências ambientais, modos de vida e os vários componentes da natureza humana. Hipócrates não se preocupava apenas com o fisico do paciente, mas também com as perturbações mentais que até hoje ainda ocorrem. No que se refereà cura, ele reconheceu as forças curativas inerentes ao ser humano, as quais denominou “poder curativo da natureza' (Capra, 1982). A tradição Hipocrática, com sua ênfase na inter- relação' fundamental corpo, mente e meio ambiente procurava ver o ser humano em sua totalidade.Com a revolução industrial surge na Europa, iniciando na Inglaterra, uma realidade sanitária diversa da existente até então.Surgem também várias interpretações do processo saúde- doença, que viam nas contradições do capitalismo seu maior determinante. Engels e Wirchow apreenderam muito bem o inter-relacionamento saúde-sociedade. Wirchow viu a doença como resultante das inadequações da estrutura urbana que poderiam ser corrigidas por legislação sanitária adequada; e, Engels, como resultado da contradição docapitalismo, que só seria corrigida com a mudança do modo de produção vigente (Silva, L., 1985).
Em 1854, Florence prestou serviço às tropas inglesas na Guerra da Criméia, juntamente com trinta e oito voluntárias. Destacou-se tanto pela administração dos hospitais de guerra quanto pela humanização dos cuidados dispensados aos soldados. Nessa ocasião, estabelecendo melhores condições sanitárias e detratamento dos feridos, conseguiu reduzir de 47,2% para 2,2% a taxa de mortalidade entre os soldados, num período de apenas seis meses. Essa experiência a fez pensar que precisaria encontrar uma forma de honrar a profissão de Enfermagem, “tornando-a uma profissão respeitável, dentro de padrões de conduta e de conhecimentos que todas as enfermeiras deveriam ter. Ela sabia que os hospitais também deveriam sermudados”. Também adquiriu grande conhecimento acerca de construção e reforma de hospitais, apregoando que uma simples melhoria de construção e manutenção física poderia diminuir as taxas de mortalidade. Além disso, ela conhecia a melhor maneira de distribuir a roupa limpa, de manter a comida quente, de posicionar as camas, entre outros aspectos indispensáveis ao adequado funcionamento de umhospital.
Outro legado importante para Enfermagem mundial foi o que se chamou de Teoria Ambientalista de Florence Nightingale. Esta na verdade se orientava por princípios relacionados ao ambiente físico, psicológico e social, que eram essenciais para o bem-estar e recuperação dos pacientes internados. O controle do ambiente surge como o conceito principal nos escritos de Florence, considerando ascondições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento do organismo, capazes de anteceder, eliminar ou contribuir para a saúde, doença e morte. Salienta a necessidade de troca de ar e de luz solar nos quartos dos hospitais, o destino adequado dos esgotos, bem como a importância de uma alimentação saudável.
Florence adoeceu na Turquia, provavelmente tifo, porém só deixou Scutari...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Precursores da Enfermagem
  • Precursores da Enfermagem
  • Precursor da idade media na enfermagem
  • precursores influentes na Enfermagem
  • Figuras reconhecidas como precursor(as) da Enfermagem pelo cuidado que prestaram a pobres e doentes
  • o precursor do objeto
  • Sociólogo precursor
  • precursors humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!