Preconceito

Páginas: 8 (1864 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014

REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO ARIEL



Tema: Preconceito.

Classe: 9ª
Turma: A
Sala: 16


Docente
____________






















Índice
1º…………………………………………………………………Introdução
2º……………………………………………………….Desenvolvimento3º…………………………………………………………………Conclusão















Introdução
Numa sociedade que vive das aparências, julgar o livro pela capa é a regra instituída. Por mais que se queira mudar a  mentalidade, parece que as pessoas estão cada vez mais avessas a aceitar que “somos todos diferentes e todos iguais”. O preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória quese baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. Os media não estão isentos da disseminação dos preconceitos já estabelecidos e, por vezes, até criam novos preconceitos e agudizam outros.
 












O que é Preconceito:Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento, por exemplo: que feio, que gorda, que magro, como é burro este negrão. Há um sentimento de impotência quando se pretende mudar alguém com forte preconceito.
O preconceito éresultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou hostilidade. Muitas vezes pessoas que são exploradas, oprimidas, “mal amadas” não podem manifestar sua raiva com o opressor, então deslocam sua hostilidade para outros que consideram inferiores resultando aí a discriminação e o preconceito.
O preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, porque são geralmenteautoritários e acreditam nas normas do respeito máximo à tradição, e são hostis com aqueles que desafiam as regras estabelecidas.
O preconceito pode aparecer através das formas mais comuns que é o preconceito social, racial e sexual. Nas características comuns a grupos, serão preconceituosas quando partir para o campo da agressividade ou da discriminação. O preconceito faz parte do domínio dacrença por tem uma base irracional, não do conhecimento que é fundamentado no argumento ou no raciocínio.
Existe também o preconceito linguístico, que consiste numa discriminação sem fundamento contra variedades linguísticas. Esse preconceito é também um preconceito social, e tem como alvo pessoas que falam de forma diferente devido a algum motivo histórico. Marcos Bagno, professor, linguista eescritor brasileiro escreveu a respeito do preconceito linguístico, desconstruindo oito mitos relacionados com a cultura brasileira e com a língua falada no Brasil.
Também é possível identificar o preconceito religioso, onde um indivíduo é discriminado pela sua prática religiosa. Por exemplo: Num aeroporto, muitas pessoas ficam nervosas se vêem alguém e assumem que esse indivíduo é muçulmano, poispartem do princípio que todos os muçulmanos são extremistas/bombistas.
Algumas pessoas também são discriminadas dependendo do local onde nasceram. No Brasil, por exemplo, muitos nordestinos não discriminados por causa do preconceito que está arraigado na sociedade.
Vários tipos de Preconceito
Preconceito Racial
O Racismo é a tendência o pensamento, ou do modo de pensar em que se da grandeimportância a noção da existência de raças humanas distintas superiores umas ás outras.
O racismo não é uma teoria científica, mas sim, um conjunto de opiniões pré concebidas entre os seres humanos, isto faz com que alguns acreditem ser superiores aos outros de acordo com a sua matriz racial.
Todos nos conhecemos, “brancos contra negros, contra amarelos, contra vermelhos, contra …. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preconceito
  • Preconceito
  • Preconceito
  • Preconceito
  • PRECONCEITO
  • Preconceito
  • PRECONCEITOS
  • Preconceito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!