Preconceito

Páginas: 7 (1578 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2012
“NINGUÉM NASCE ODIANDO OUTRA PESSOA PELA COR DE SUA PELE, SUA ORIGEM OU AINDA POR SUA RELIGIÃO. PARA ODIAR, AS PESSOAS PRECISAM APRENDER E, SE PODEM APRENDER A ODIAR, PODEM SER ENSINADAS A AMAR.”
( NELSON MANDELA)


- PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR -

Em consonância com a lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africanana rede de ensino, a temática foi incorporada às discussões com o objetivo de combater as desigualdades sociais, as discriminações e os preconceitos étnicorraciais que ainda permeiam a sociedade brasileira.
O povo brasileiro é resultante de culturas e civilizações oriundas dos demais continentes e tiveram suas identidades construídas historicamente sobre os pilares da democracia racial, masque na pratica, constituiu-se como preconceito velado. Os povos indígenas e africanos contribuíram para a formação da historia, da cultura e da sociedade, enfim, da identidade do Brasil.
Esses povos ficaram privados dos costumes e valores de seus ancestrais. Foram escravizados e viveram em condições precárias economicamente e socialmente. Questões estas que contribuíram para a construção de umaimagem negativa desses indivíduos.



1. IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

2. OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
Período: Novembro 2010 à Novembro 2012

Realização de Seminários da Diversidade (Indígena e Consciência Negra), desenvolvendo ações contra o preconceito e a discriminação étnico-racial, conhecendo a legislação e a história das culturas indígena e africana.

3.JUSTIFICATIVA E AÇÕES A SEREM DESEMVOLVIDAS

1 – Estudar os conceitos e as leis (Deliberação 04/06, instrução 017/06, Resolução 3399/10, instrução 010/10 e outros) como formação básica para toda a equipe da escola. (INSERIR OS DOC. REFFERNTES OS POVOS INDÍGENAS)

2 – Todos os participantes das formações continuadas, deverão sociabilizar os conhecimentos adquiridos por meio de reuniões.

3 –Desenvolver estratégias de sensibilização da comunidade escolar, estabelecendo relações entre as culturas africanas, indígenas e européias;

4 – Inserir no PPP do estabelecimento de ensino as EM (Equipe Multidisciplinar) e as ações relacionadas à Educação.

5 – Localizar, verificar e disponibilizar todos os materiais relativos aos temas abordados pela E.M.

6 – Planejamento dos trabalhos para o mês deAbril sobre história e Cultura Indígena e na Semana do dia 20 de novembro sobre a Consciência Negra.

7 – Levantamento de sugestões de conteúdos específicos e referências bibliográficas.

8 – Estudo do Direito Indígena: Estatuto do Índio, papel da FUNAI.

Cada disciplina abordará o tema com atividades diversas. Entre elas, leituras, discussão e reflexão de textos, artigos e demaismateriais didáticos que tratam do preconceito étnicorracial. Mural com exposição dos trabalhos, exibição e sistematização de atividades referentes aos filmes que abordam as temáticas: Kiriku e os Animais Selvagens, Kiriku e a Feiticeira de Michel Ocelor, Tainá uma Aventura na Amazônia, de Claudia Levay, e atividades artísticas, como a Capoeira e Jogo de mancala.

a- HISTÓRIA
Historia da CulturaIndígena e Africana.
A contribuição do índio na formação da nação.
As personalidades africanas a afro descendentes do Brasil. Identificar os membros da família e os graus de parentesco, por meio de desenhos e fotografias.
Reconhecer as diferentes origens raciais/étnicas dos familiares, descrevendo as características destes grupos.
Trabalhar o conceito de tempo: ontem, hoje, amanhã.Ouvir, contar e reproduzir histórias, mitos e lendas de diferentes origens étnicas.
Participar de jogos, brincadeiras e cantigas de diferentes origens étnicas.

b - PORTUGUÊS:
Contos
Musicas
Pesquisa de lendas
Crônicas
Criar oportunidades para que o aluno utilize as linguagens oral e escrita para expressar suas idéias e sentimentos.
Estimular a leitura e a redação de textos.
Ouvir e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preconceito
  • Preconceito
  • Preconceito
  • Preconceito
  • PRECONCEITO
  • Preconceito
  • PRECONCEITOS
  • Preconceito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!