Preconceito uma forma de exclusão social

Páginas: 7 (1504 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O livro é bem atual e nele Calligaris aborda a adolescência de uma forma diferente, como uma condição especial em que os jovens modernos passam entre a infância e a fase adulta. Em alguns momentos tratados como crianças e em outros como adultos, os jovens passam por um período de transição em que nada marca o seu início ou fim. Os adolescentes já têm discernimento para perceber alguns valores quecomeçam - além de ficar mais claros ? a fazer parte da lista de preferências. Esses valores compreendem sucesso no plano financeiro/social, sexual/amoroso e ainda, seus corpos e suas mentes já atingiram um bom nível de maturação, o que lhes permite buscar esses sucessos, porém a sociedade ainda lhe impõe algumas restrições que acaba criando efeitos colaterais e um comportamento, de certa formarebelde. Esta fase é um produto da sociedade moderna.
A idealização da adolescência acabou por influenciar também os adultos que querem a todo custo prolongar o período ao máximo, visando cada vez mais se parecer com os jovens. A dificuldade de se encaixar nos padrões de feliz adolescência, faz com que se iniciem os períodos depressivos por não conseguir ser feliz a atingir os objetivos.
Aadolescência não existe no mundo natural, corresponde culturalmente à puberdade, que é um fenômeno produzido pela Natureza, que pode ser definido como o amadurecimento sexual do ser.
Calligaris propõe cinco tipos diferentes de adolescentes:
Os adolescentes gregários são jovens reunidos em certos grupos ou comunidades que exigem um algo em comum e onde todos são reconhecidos como iguais. Calligariscomenta sobre uma lei em um dos estados dos EUA que, em certos lugares, permite que jovens de 16 anos possuam licença para dirigir mas proíbe que os mesmos dirijam o veículo com outros jovens até completarem 18 anos. Segundo essa lei, jovens em bando são potencialmente perigosos, pois transgridem para afirmarem-se entre si.
O adolescente delinqüente, quando não consegue ser reconhecido no mundo dosadultos, usa da ignorância e violência, gritando, quebrando coisas, colocando fogo em casas, para tentar ser levado a sério. Os adultos ficam numa situação bastante difícil já que não tem muita coisa a fazer a respeito disso, pois se ignorar, eles acabam fazendo cada vez mais delinqüências e promovendo a rebeldia exagerada e acabam sendo mais violentos pois acham que não estão sendo levados a sérioe, se reprimir demais, darão aos adolescente a certeza de que seus gestos não foram interpretados o que provocará mais violência novamente. Por outro lado, Calligaris também trata da delinqüência com conseqüências sexuais. O jovem, não sendo sexualmente aceito como adulto, resolve se impor pela sedução mais violenta para tentar ser aceito como igual.
O adolescente toxicômano, dependente dedrogas. Os adolescentes de hoje, herdaram os resquícios da geração, paz e amor (e sexo e drogas), e vêem isso como uma forma de rebeldia. A droga, além de possuir um certo encanto entre os jovens, tem uma promessa de satisfação garantida. Em relação ao fumo e álcool, os jovens vêem como uma maneira de se aproximarem do modo de vida dos adultos que eles conhecem e que de certa forma admiram.
Osadolescentes que se enfeiam são os jovens que inventam um certo padrão estético que desafiam a sociedade. Estão fora do padrão que a sociedade impõe. Segundo Calligaris, esta pode ser uma reação ao medo de não ser aceito por sua beleza nos padrões normais, assim, o adolescente enfeia a própria imagem para não correr o risco de ser considerado feio normalmente. Ele se tornou feio e sabe disso, foi poropção e não feio por natureza.
Os adolescentes barulhentos são aqueles da geração MTV, os adolescentes que transmitem a sua rebeldia através da música, imaginam suas vidas como em filmes ou clipes de suas bandas ou artistas favoritos. Sempre buscando uma maneira de chamar a atenção pelo barulho.Primeiramente, os adultos idolatram as crianças, por serem criaturas naturalmente felizes e por sentirem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • preconceito e exclusão social
  • Invisibilidade social: outra forma de preconceito
  • Formas de preconceito
  • A exclusão e o preconceito na sociedade moderna
  • Exclusão social
  • exclusão social
  • exclusão Social
  • Exclusao Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!