Preconceito Linguístico

Páginas: 3 (520 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Mito 4: “As pessoas sem instrução falam tudo errado”
(Preconceito Linguístico de Marcos Bagno)

O foco do nosso estudo é falar sobre um tema que se faz presente em nossa sociedade: o preconceitolinguístico. Mas, para compreender melhor o assunto abordado, começaremos conceituando, o que é preconceito? É uma ideia ou conceito preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitudediscriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos", e costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.
Opreconceito linguístico é encarado como sendo toda forma de falar ou de escrever diferente do que foi ensinado nas escolas ou do que está nas gramaticas e nos dicionários, sendo encarado por uma parcela dapopulação como ignorância e burrice de um povo sem educação.
Porem, problemas na pronuncia de algumas palavras, a exemplo a troca do L pelo R, como em “pranta”, ocorre através do fenômeno fonológico,que é detectado nos primeiros anos de escola ou por pessoas já escolarizadas que tem esse tipo de dificuldade, podendo ser corrigida através de tratamento fonoaudiólogo.
Entretanto, esse não é oúnico motivo. Aí entra o contexto social, as pessoas que dizem “praça”, são em grande parte pertencentes a uma classe social desprivilegiada, sem acesso a educação de qualidade, por isso sua língua évista por muitos como feia e grosseira, quando é apenas diferente da norma padrão. Sendo assim, o preconceito linguístico é decorrente do preconceito social, dando a ideia de que todos aquelespertencentes a uma classe social menos desenvolvida falam tudo errado.
Dentro do preconceito linguístico há também o preconceito da fala característica de determinadas regiões. Um exemplo disso é a forma como atelevisão mostra o retrato do nordestino, sempre interpretado como ignorante, burro e atrasado, usado como forma de piada para os demais personagens e os telespectadores, representando uma forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preconceito linguistíco
  • Preconceito linguistico
  • Preconceito linguistico
  • preconceito linguistico
  • preconceito linguistico
  • Preconceito linguistico
  • Preconceitos linguisticos
  • Preconceito Linguístico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!