Preconceito lingüístico

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2014
Preconceito lingüístico

Como sabemos no Brasil há uma grande diversidade lingüística, seja no modo de falar ou   no significado diferenciado de algumas palavras. Por ser umalíngua com grande variedade acaba gerando o que chamamos de preconceito lingüístico, que é uma forma de preconceito com o modo de falar, o que às vezes gera discussões,  brigas e atémesmo exclusão social. Esse preconceito, muitas vezes vem daquelas pessoas com o nível social maior, que têm uma escolarização mais elevada e acham que por falarem a língua portuguesa deum jeito mais correto, não estão "deformando" a língua, e para eles, as que falam de uma forma variada estão erradas.
Essas pessoas que têm preconceito deveriam pensar melhor no queestão fazendo e lembrar que o Brasil é um país de grandes contrastes, o que também influência na língua. O que contribui muito para isso pode ser a região  em que a pessoa mora.  Cadaregião tem um sotaque, ou seja, e uma forma  de falar diferente de outra. Os mineiros, por exemplo, gostam de falar as palavras sem completá-las como: "cê ta boa?", "pô parar", etc.Já no linguajar gaúcho, além do sotaque, as palavras costumam ter significados diferentes como:  ladineza (esperteza), recanteado (isolado) e assim por diante.
Para osque têm preconceito, fiquem sabendo que a língua está sempre mudando e que onde forem vão perceber as variedades. Essas pessoas devem observar que o que fazem é errado e até quem sabecomeçar  aprender mais sobre a nossa língua e parar de achar que estão certos em tudo. Se o problema desse preconceito estiver abrangendo o Brasil,  seria uma boa idéia reforçar asleis que já existem para que as pessoas possam buscar a justiça se sofrerem esse tipo de preconceito.Saibam que todo mundo tem direito de se expressar, sem constrangimentos!
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preconceito linguistíco
  • Preconceito linguistico
  • Preconceito linguistico
  • preconceito linguistico
  • preconceito linguistico
  • Preconceito linguistico
  • Preconceitos linguisticos
  • Preconceito Linguístico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!