Precisão de juizes nos aspectos formais do wzt

4352 palavras 18 páginas
QUESTÕES SOBRE O WISC - III Em crianças e adolescentes, no Brasil e talvez no mundo científico em geral, a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - 3ed. (WISC-III) é o Instrumento mais usado que permite a aferição da inteligência. Por isto, este módulo, o Primeiro de dois, tratará dos Fundamentos Teóricos e Análise Quantitativa deste instrumento de medida. Utilizado para o diagnóstico de Deficiência Mental e Superdotação, essa escala também permite o diagnóstico de deficiências neuropsicológicas, embora Wechsler não tivesse, inicialmente, esse objetivo. De acordo com o manual da edição brasileira, "é um instrumento clínico, de aplicação individual, para avaliar a capacidade intelectual de crianças entre (6) seis anos e 11 meses" que parte da compreensão que inteligência é "a capacidade do indivíduo de agir com propósito, pensar racionalmente e lidar com o seu ambiente". Mas, quais os principais índices fornecidos por essa escala?
O primeiro, o Quociente de Inteligência Geral (QIG), medida derivada da razão entre idade mental e cronológica foi substituído pelo QIG em função da raridade. Assim, um indivíduo com percentil igual a 50 tem um QIG igual a 100, pois tem 50% de pessoas com desempenho melhor que o dele e 50% pior do que o dele. A escala de Inteligência Wechsler para crianças usa escores padronizados com média 100 e desvio-padrão 15. Contudo, nem sempre o indicador mais favorável para a análise clínica é o QIG. Em alguns momentos, a comparação entre os quocientes de inteligência verbal (QIV) e de execução (QIE) são os mais elucidativos.
Para ilustrar o que acaba de ser dito, encontra-se abaixo um exercício comentado.
As afirmativas abaixo se referem ao quociente de inteligência e à Escala Wechsler. Assinale a alternativa correta.
I - No momento em que se salienta que o QI é uma medida do nível atual, fica claro que se trata de um dado fixo e imutável, que afetam as funções cognitivas:
II - Na administração do WISC, os

Relacionados

  • educaçãode
    54910 palavras | 220 páginas