precipitador elestrostatico

1033 palavras 5 páginas
Preciptador eletrostático
Introdução
À medida que o índice de poluentes aumenta em nossa atmosfera cresce a necessidade de soluções eficazes para o problema, e uma delas é o uso de precipitadores eletrostáticos. O aparelho pode ser usado como equipamento industrial na coleta de material particulado de gases de exaustão. A metodologia consiste em carregar eletrostaticamente as partículas e depois capturá-las por atração eletromagnética.
Definição
Um precipitador eletrostático consiste num gerador de carga elétrica negativa. O aparelho emite a carga em partículas poluentes e estas ficam carregadas negativamente. As paredes do precipitador têm carga positiva e atraem às partículas, estas ficam retidas. Este encontro deve-se à atração entre cargas opostas.
A instalação de PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO é decidida, na maioria das vezes, em função do controle ambiental. Porém, a recuperação de produtos, tais como sulfato de sódio e outros metais, agregam ainda mais valor ao equipamento.
Preciptadores Eletrostáticos são geralmente mais econômicos quando comparados a outros sistemas de remoção de pó. Os custos operacionais são reduzidos devido ao baixo consumo de energia, baixa perda de carga, menores custos com peças sobressalentes e mínimas exigências de manutenção.
PRODUÇÃO
Atualmente, os fabricantes de precipitadores eletrostáticos produzem, basicamente, dois tipos de precipitadores - secos e molhados. O tipo molhado recupera partículas úmidas ou molhadas, processo que envolve alguns tipos de ácido, óleo, resina e alcatrão, provenientes do escape de gás. O tipo seco, por outro lado, é empregado para remover partículas secas, tais como poeira e cinzas.
Os precipitadores eletrostáticos úmidos têm a finalidade de eliminar contaminantes líquidos como aerossóis, nuvens de ácido sulfúrico (resultantes de operações de lavagem de gases com SO3 na composição) e partículas de pó em geral.
Uma diferença muito relevante entre este tipo de precipitador e o precipitador

Relacionados