precipitador elestrostatico

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Preciptador eletrostático
Introdução
À medida que o índice de poluentes aumenta em nossa atmosfera cresce a necessidade de soluções eficazes para o problema, e uma delas é o uso de precipitadores eletrostáticos. O aparelho pode ser usado como equipamento industrial na coleta de material particulado de gases de exaustão. A metodologia consiste em carregar eletrostaticamente as partículas edepois capturá-las por atração eletromagnética.
Definição
Um precipitador eletrostático consiste num gerador de carga elétrica negativa. O aparelho emite a carga em partículas poluentes e estas ficam carregadas negativamente. As paredes do precipitador têm carga positiva e atraem às partículas, estas ficam retidas. Este encontro deve-se à atração entre cargas opostas.
A instalação de PRECIPITADORELETROSTÁTICO é decidida, na maioria das vezes, em função do controle ambiental. Porém, a recuperação de produtos, tais como sulfato de sódio e outros metais, agregam ainda mais valor ao equipamento.
Preciptadores Eletrostáticos são geralmente mais econômicos quando comparados a outros sistemas de remoção de pó. Os custos operacionais são reduzidos devido ao baixo consumo de energia, baixa perdade carga, menores custos com peças sobressalentes e mínimas exigências de manutenção.
PRODUÇÃO
Atualmente, os fabricantes de precipitadores eletrostáticos produzem, basicamente, dois tipos de precipitadores - secos e molhados. O tipo molhado recupera partículas úmidas ou molhadas, processo que envolve alguns tipos de ácido, óleo, resina e alcatrão, provenientes do escape de gás. O tipo seco, poroutro lado, é empregado para remover partículas secas, tais como poeira e cinzas.
Os precipitadores eletrostáticos úmidos têm a finalidade de eliminar contaminantes líquidos como aerossóis, nuvens de ácido sulfúrico (resultantes de operações de lavagem de gases com SO3 na composição) e partículas de pó em geral.
Uma diferença muito relevante entre este tipo de precipitador e o precipitadoreletrostático seco é a maior facilidade de limpeza, uma vez que o de via úmida não requer batimento já que, naturalmente, ocorre a precipitação do material retido formado pelas nuvens de gases (formando fase líquida) no sentido descendente por ação da gravidade arrastando as partículas sólidas em suspensão.
As aplicações típicas para os Precipitadores Eletrostáticos são:
Usinas Siderúrgicas(sinterizações, altos fornos, conversores, máquinas de escarfagem) / e beneficiamentos de minérios em geral (pelotizações de minério de ferro, processos de redução direta de minério de ferro, processos de redução de metais não ferrosos, - alumínio, zinco, cobre, chumbo, níquel, cobalto, etc.
Plantas de produção na indústria eletrometalúrgica, química e de papel e celulose.
Plantas de produção decimento, cal e gesso (fornos, moinhos, secadores e resfriadores).
Incineradores de resíduos e lodos.
Indústria de fertilizantes.
Plantas de produção de gás.
Praticamente todos os tipos de precipitadores eletrostáticos eficientes são capazes de recolher a maior quantidade (cerca de 99,9%) das partículas dos gases de escape antes que sejam lançadas ao ar. Quatro fatores geralmente afetam a máximaeficiência de um precipitador eletrostático: Esses fatores incluem o tamanho do precipitador eletrostático, a eficiência do mecanismo que recolhe as partículas dado um determinado volume de gás, a composição química das partículas a serem precipitadas e a tensão fornecida pelo sistema de alimentação para o campo elétrico.
Método de operação e design básico:
Elétrons são emitidos de eletrodos dedescarga (-) carregados com alta voltagem negativa retificada. Esses elétrons migram para os eletrodos de coleta (+). À medida que se acumulam nas partículas de pó presentes no gás carreador, tais partículas ficam carregadas negativamente e o campo elétrico as transporta para os eletrodos de coleta (+) (aterrados) onde são depositados em suas superfícies. No precipitador Eletrostático de fluxo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Precipitador Eletrostático
  • Precipitador eletrostático
  • precipitador eletrostático
  • precipitador eletrostatico
  • Precipitador eletrostatico
  • Precipitador eletrostático
  • Precipitador eletrostático
  • Precipitador eletrotatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!