PRECIPITA O E Evapotranpira O

859 palavras 4 páginas
PRECIPITAÇÃO
E
EVAPOTRANSPIRAÇÃ
O
CURSO: HIDROLOGIA
ALUNOS:
FABIANO SANCHES LOURO
FELIPE BIANCHI HERNANDEZ
PAULO HENRIQUE NOGUEIRA
MARLLON GUIMARÃES

PRECIPITAÇÃO

Definição:

A água da atmosfera, que atinge a superfície da terra, na forma de chuva, granizo, neve, orvalho, neblina ou geada é denominada precipitação. No
Brasil a chuva é a forma mais importante de precipitação, embora grandes prejuízos possam advir da ocorrência de precipitação na forma de granizo e em alguns locais possa eventualmente nevar. Qual a importância da precipitação?

A precipitação é a única forma de entrada de água em uma bacia hidrográfica. Assim sendo, ela fornece subsídios para a quantificação do abastecimento de água, irrigação, controle de inundações, erosão do solo, etc, e é fundamental para o adequado dimensionamento de obras hidráulicas, entre outros. Tipos de precipitação :

Convectiva:

Quando há pouca circulação de massas de ar, o ar próximo ao solo é aquecido pela radiação emitida e refletida pela superfície terrestre.
Esse ar quente, menos denso que o ar circundante, eleva-se na forma de células de conveção. Esse ar se esfria adiabaticamente, até atingir o nível de condensação, gerando nuvens de tipo cúmulos ou cúmulo-nimbus.

Orográfica:

Quando os ventos carregados de umidade, soprando normalmente do oceano para o continente, encontram uma barreira montanhosa (por exemplo, a serra do Mar), as massas de ar úmido elevam-se para transpor o obstáculo, resultando num resfriamento que pode alimentar a formação de nuvens e desencadear precipitações. São localizadas nas encostas montanhosas que olham para o mar e quando os ventos conseguem ultrapassar a barreira montanhosa, do lado oposto projeta-se a sombra pluviométrica

Frontal:

Quando se encontram duas grandes massas de ar, de diferente temperatura e umidade, o ar mais quente (mais leve e, normalmente, mais úmido) é empurrado para cima, onde atinge temperaturas mais baixas, resultando na condensação do vapor.

Relacionados