Precesso de abitação no brasil

1078 palavras 5 páginas
Processo de habitação do Brasil:
Inicialmente concentrou-se 2 grandes grupos indígenas: o primeiro é denominado GÊ, antes usavam um sistema de lança tão ágil para caçar quanto o arco e a flecha. O segunda grupo denominado TUPI desceu pelo rio Madeira (Amazonas) até a região de Sergipe expulsando os GÊ. Os grupo dos Tupis pegou outro sentido do Rio Madeira e chegou ao Paraguai, onde prosperaram andando até o litoral e subindo novamente para o Norte, fechando todo o território nacional de Índios. Os índios povoam a tribo com 4 casas grandes, com um tereiro no meio e habitavam uma região de 7 a 8 anos somente, pois o solo ficava infértil e trocavam de lugar. Estima-se que haviam no Brasil em 1500 cerca de 5.000.000 índios.
Portugal e descobrimento do Brasil :
Portugal foi o primeiro estado unificado (1385), tinha bastante dinheiro e precisava expandir seus negócios. Começou indo para a África em 1415, extraindo principalmente Ouro de Benin, Marfim e escravos. Com o intuito de conseguir chagar na Índia, precisavam de um lugar para descansar nesta rota diferente, buscando alguma ilha mudaram o curso da viagem, chegando sem desejar na Brasil. A primeira viagem ao Brasil durou 10 dias, onde temos dois relatos (a carta de Caminha, que conta sobre o novo território, os índios que não gostam de bolacha e de vinho).
Entre 1500 a 1534 o Brasil não tem nada, somente o Pau Brasil, as peles e penas de animais e índios. Criou-se a partir de 1534 as 34 capitanias hereditárias, que eram empresas que cuidavam das exportação de materiais para Portugal, somente 2 prosperaram, a de São Vicente e Pernambuco, até que em 1549 se funde a primeira capital do Brasil. Portugal começa seu processo de colonização no Brasil trazendo primeiramente Jesuitas ( Pe. Manoel da Nobrega e Pe. José de Anchietta)para ensinar o catolicismo e português para os índios.
Ao mesmo tempo perto da região de Florianópolis um navio naufraga, deixando poucos sobreviventes, este tenta subir a costa do

Relacionados