Precatórios

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2015
Acadêmicos:

Precatórios

São requisições de pagamento oriunda de ação judicial que reconheceu a determinada pessoa física ou jurídica o direito constitucional de receber uma dívida que o poderpúblico tem para com ela. Precatório é a requisição de pagamento de determinada quantia, superior a 60 salários mínimos.
Após a ação ser julgada totalmente procedente , não cabendo mais recursos, aação entra em fase de execução, a partir daí, o judiciário requisita a fazenda pública o pagamento por meio de um instrumento chamado precatório, ou seja, o juiz determina o pagamento da dívida daUnião, dos estados ou do município, por meio da inclusão do valor do débito no orçamento público.
Geralmente as requisições recebidas pelo tribunal até primeiro de julho de um ano, é convertida emprecatório e incluída na proposta orçamentária do ano seguinte, as requisições recebidas posteriormente a 1º de julho, tornam-se precatório, mas somente são incluídas na proposta orçamentária do anosubseqüente. Uma vez convertido em lei, o pagamento dos precatórios deve ser efetuado dentro de respectivo exercício orçamentário, com depósito ao Tribunal requisitante.
Os precatórios podem ser denatureza alimentar, ou de natureza não alimentar, os provenientes de ações judiciais de salários, pensões, aposentadorias e indenizações por morte ou invalidez, são considerados de natureza alimentar, já osque decorrem de outras ações como desapropriação não possuem natureza alimentar.
A emenda constitucional nº 62, subdividiu os precatórios de natureza alimentares, desse modo, precatórios detidos poridosos (60 anos), e, por pessoas com doenças graves possuem preferência na fila de pagamento.
Cabe salientar, que os precatórios não são títulos, pois representam créditos em desfavor da união e nãotítulos cuja emissão depende de normas legais e lastro patrimonial para emissão. Outra característica muito importante dos precatórios que os diferem dos "títulos" é que aqueles não possuem poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Precatórios
  • PRECATORIO
  • Precatório
  • Precatórios
  • Precatórios
  • O que é precatorio?
  • Precatórios
  • precatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!