pre-socraticos

Páginas: 2 (400 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- CFP
CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
PROFESSOR: HELIO AZARA
ALUNA: JACIARAÚJO DE SOUSA

Os Pré-Socráticos

A Filosofia surge na Grécia, através das discussões dos homens em Ágora, praça central de Atenas. Onde os mesmos falavam de temas, abordados hojepor essa ciência tais como: Política, Arte, Religião e Ciência. A Filosofia Clássica está dividida em três períodos e entre eles destaca-se o período pré- socrático. Nessa época, os filósofos e suasescolas buscavam o princípio das coisas, tentando explicar o mundo através de elementos naturais.
Tales de Mileto pertencia a Escola Jônica. Ao observar o seu redor, concluiu que água é o princípiode todos os seres e as coisas existentes no mundo eram úmidas. Também nessa mesma corrente de pensamento Anaximandro de Mileto ao contrário do outro, dizia que o princípio ordenador de tudo era oinfinito. Pois o elemento primordial não poderia ser um elemento visível, teria que ser neutro estando presente em todos os lugares. Já Anaxímenes discordava de ambos, afirmando que o ar é a origem detodas as coisa.
Pitágoras foi o fundador da Escola Pitagórica. Com o surgimento da mesma e o entrosamento de Heráclito nessa corrente e discursões filosóficas, houve um esclarecimento em relação aduvida existente na escola anterior: Como poderia uma substância se transformar repentinamente em outra coisa? Ele afirmava que essa transformação (mudança) fazia parte da natureza, tudo fluía emudava.Também deixou contribuições riquíssimas como a dialética, um modo novo de filosofar.
O filósofo mais importante da Escola Eleata foi Parmênides. De acordo com ele, as coisas são idênticas a si mesmo enão existia o vazio. Com isso, expressa-se o princípio da não contradição. Essa proposta colaborou para a introdução do racionalismo nessa ciência. Passou então a perceber com os sentidos e pensar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré-socraticos
  • Pré-socráticos
  • Pré-socrático
  • Pre Socraticos
  • Pré-Socráticos
  • Os pré-socráticos
  • Pré
  • Os pré socratico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!