Pre Sal

Páginas: 11 (2545 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Trabalho de Química
Pré-Sal



Nomes:
Cássia Juliane – nº 06
Élida Primila – nº 09
Giordano Zancheta – nº 11
Luíza de Sá – nº 25
Thaís Olivastro – nº 32
Vitor dos Santos – nº 33
Vitor Albres – nº 34

3º C – Professora Patrícia




Campinas/SP - 2014
Sumário

1- O que é o Pré-Sal............................................................................................... 03
2- Formação da camada pré-sal ............................................................................. 04
3- Primeira Descoberta ........................................................................................... 05
4- A extração de petróleo ....................................................................................... 06
5- A Petrobras na extração..................................................................................... 08
6- Conquistas da Petrobras .................................................................................... 09
7- Futuro ................................................................................................................. 10
8- Bibliografias........................................................................................................ 11

















O que é o Pré-Sal

O termo pré-sal surgiu da descoberta de um conjunto de rochas localizado nas porções marítimas do litoral brasileiro, formadas exclusivamente de sal petrificado, debaixo de uma profunda camada de sal a cerca de 5 km abaixo do solo do oceano.
Entre a costa ocidental da África e a oriental daAmérica do Sul conta um riquíssimo depósito de matéria orgânica que viria se acumulando ao longo de milhões de anos sob o sal petrificado e posteriormente prensado por pesadas lâminas, transformando-se em petróleo.
Ela é chamada de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000 metros.O termo “pré” é utilizado porque essa camada se formou antes da outra camada salina e foi encoberta pela camada de sal milhões de anos depois.
As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal que se estende por 800 km, indo de Santa Catarina ao Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo,o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.
As estimativas do governo apontam que as reservas atinjam entre cinco e oito bilhões de barris de petróleo e gás natural.
Porém, a preocupação dos especialistas gira em torno do processo de exploração e produçãodesse petróleo nas condições pré-sal. Estão em jogo o desenvolvimento de novas tecnologias e a cotação do mercado internacional para a ação se tornar economicamente viável.
Para alcançar e dimensionar a acumulação de óleo e gás, a Petrobras bateu recordes de perfuração, chegando a mais de 7.000 metros abaixo da linha d’água, ultrapassando uma espessa barreira de sal, tendo investido para isso maisde US$ 1,7 bilhão.


Formação da camada pré

As rochas do pré-sal foram formadas há mais de 100 milhões de anos no espaço geográfico criado pela separação do antigo continente Gondwana. Mais especificamente, pela separação dos atuais continentes Americano e Africano, que começou há cerca de 150 milhões de anos. Entre os dois continentes formaram-se, inicialmente, grandes depressões, que deramorigem a grandes lagos. Ali foram depositadas, ao longo de milhões de anos, as rochas geradoras de petróleo do pré-sal. Como todos os rios dos continentes que se separavam corriam para as regiões mais baixas, grandes volumes de matéria orgânica foram ali se depositando.
À medida que os continentes se distanciavam, os materiais orgânicos então acumulados nesse novo espaço foram sendo cobertos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pre-sal
  • pré-sal
  • Pré
  • o pre sal
  • Pré-sal
  • pré-sal
  • Pre sal
  • Pre-sal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!