PRE RELATORIO DIFRAÇAO DA LUZ

588 palavras 3 páginas
PRE RELATÓRIO

PRÁTICA INTERFERÊNCIA E DIFRAÇÃO DA LUZ

PROFESSOR: ANDERSON

ALUNO: SAMUEL CHALABI

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A onda apresenta comportamentos de onda. A interferência e a difração ,por exemplo, são alguns fenômenos presentes na luz em que sua natureza ondulatória fica evidente
. Interferência de duas ondas acontece quando ambas se encontram no espaço, e pelo princípio da superposição, suas amplitudes são ‘’somadas’’. Dependendo da diferença de fase das ondas, essa interferência pode ser construtiva ou destrutiva. Existem algumas condições para a interferência em certo ponto em que as duas ondas se interferem seja totalmente construtiva ou totalmente destrutiva.
Por exemplo, na figura abaixo:

Para ser totalmente construtiva, a diferença entre as distâncias percorridas pelas ondas provenientes de cada difração deve ser igual a um número inteiro de comprimentos de onda. Caso essa diferença for a um número ímpar de meios comprimentos de onda, a interferência será totalmente destrutiva.

A difração é um desvio sofrido pelas ondas, ao passarem por um obstáculo ou anteparo. As ondas se difratam se o comprimento do anteparo ou obstáculo for da ordem de grandeza do comprimento de onda dessa mesma onda.
Partindo então de que a largura dessa fenda da foto abaixo é da ordem de grandeza do comprimento de onda da luz, ocorrerá a difração.

A condição para que se ocorra um mínimo de difração que seja, em função da largura da fenda, do comprimento de onda, e do ângulo é:
E, a intensidade (I) da luz provocada no anteparo, em função de é:

OBJETIVOS

-Analisar padrões de difração e de interferência da luz.
-Determinar a largura e a distância entre fendas a partir dos padrões de interferência e de difração

Relacionados

  • NFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO ARBÓREA NO MICROCLIMA E USO DE PRAÇAS PÚBLICAS
    43576 palavras | 175 páginas
  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas
  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas