pre relatório acido acetilsalicilico

Páginas: 7 (1523 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara
Departamento de Química Orgânica – Química Orgânica Experimental
Pré-Relatório
Aline de Oliveira PerazzoliBeatriz Silveira
Megley Dias
Preparação e Purificação do Ácido Acetilsalicílico
Araraquara - SP
12/05/2014
Preparação e Purificação do Ácido Acetilsalicílico
Introdução
Desde a antiguidade éconhecido o poder medicinal do extrato da casca de salgueiro usado para aliviar dores de cabeça e diminuir sintomas febris. Este extrato possui como principio ativo o acido salicílico e substituído pelo sal salicilato de sódio. O ácido acetilsalicílico não é degenerado pelo suco gástrico e é hidrolisado em ácido salicílico em meio alcalino. A ação da aspirina tem sido associada à inibição da produção deprostaglandinas - compostos envolvidos em uma ampla variedade de processos fisiológicos responsáveis pelos sintomas de dor, febre e inflamações. Tem efeito analgésico, anti-inflamatório, anti-pirético, efeito anti-reumático, efeito inibidor da agregação plaquetária. É indicado para alívio de dores leves e moderadas como de cabeça, dente, garganta, cólica menstrual entre outros.
Objetivos
Nesseexperimento serão analisados e comparados os efeitos dos catalisadores na reação de acetilação. Serão testados como catalisadores: duas bases (acetato de sódio e piridina) e um ácido mineral (ácido sulfúrico). Será apresentada a técnica de purificação por recristalização e um método de caracterização de sólidos, o ponto de fusão.
(1) REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO

ácido salicílico anidridoacético ácido acetilsalicílico ácido acético
MECANISMO DA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO

(2) REAÇÕES SECUNDÁRIAS
- Hidrólise ácida

- Polimerização

- Reação com NaHCO3
- Reação com HCl
(3) A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em umsolvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando oesfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente.
Etapas:
Dissolver o sólido, adicionado pequena quantidades de solvente quenteFiltrar a quente, removendo alguma impureza insolúvel (toda a vidraria deve estarpreaquecida)Esfriar lentamente, formando cristais puros.
Coletar os cristais, filtrar em funil de Büchner.
(4) Na filtração normal você observa a passagem do liquido pelo papel de filtro devido a força da gravidade. Na filtração a vácuo, você conecta uma bomba de vácuo ao funil (que deve ter ligação para isso, como por exemplo funil de Büchner). Ao criar vácuo no seu sistema, a velocidade de passagem doliquido pelo papel vai ser maior, pois é como se sua amostra fosse sugada. A grande diferença entre esses dois tipos de filtração é a velocidade de filtração. A filtração à vácuo não é utilizada apenas para separação de sólidos em líquidos viscosos. É muito utilizada para filtrações de misturas quaisquer de sólidos e líquidos com a vantagem da maior velocidade de filtração em relação à filtração porgravidade
Aparelhagem referente ao procedimento: Kitassato, Anel de vedação, Funil de Büchner, papel filtro, bomba sucçãoReagentes: Sulfato de cobre (CuSO4 .5H2 ), Hidróxido de sódio (NaHO )
(5) Às vezes é necessário filtrar uma solução enquanto ela ainda está quente; não podemos deixá-la esfriar, nem durante a filtração, porque se ela esfriar, o composto que estamos querendo obter (em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO SINTESE DO ACIDO ACETILSALICILICO
  • RELATÓRIO
  • relatorio da SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
  • Relatório 04
  • RELATÓRIO EXPERIMENTAL Reação de Acetilação Síntese do Ácido Acetilsalicílico
  • Acido Acetilsalicilico
  • Ácido acetilsalicílico
  • Ácido acetilsalicílico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!