pre projeto

Páginas: 18 (4306 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


Programa : FAU/UNB
Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília

Área de Concentração
Arquitetura e Urbanismo

Linha de Pesquisa
Paisagem, Ambiente e Sustentabilidade

Título
O Custo Ambiental das Intervenções Urbanísticas na definição das Políticas Públicas de Ocupação e uso do Solo na Cidade de Anápolis,GO
Nível
DoutoradoMaria Luísa Gomes Adorno




UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO – PPG FAU








O Custo Ambiental das Intervenções Urbanísticas como parâmetro para a definição de Políticas Públicas de Uso e Ocupação do Solo para a Cidade de Anápolis, GO










MARIA LUÍSA GOMES ADORNO


BRASÍLIA – DF
2010O Custo Ambiental das Intervenções Urbanísticas como parâmetro para a definição de Políticas Públicas de Uso e Ocupação do Solo para a Cidade de Anápolis, GO






Projeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG FAU), da Universidade de Brasília, como parte dos requisitos para aprovação na seleção de doutorado






Brasília – DF
Nov.2010Sumário







1. Introdução

O termo “urbano”, designa uma forma particular de ocupação do espaço por uma população ou seja, a organização resultante de uma forte concentração e de uma densidade relativamente elevada, que tenderia, como correlato previsível uma diferenciação funcional e social cada vez maior. Esta forma de ocupação do espaço é o que se denomina cidade. Oprogressivo aumento da população urbana durante as últimas décadas não tem precedentes na história da humanidade.(Yunen, Rodriguez, & Sánches, 1997)
Assim os problemas urbanos surgem quando se alteram os elementos ou situações de um lugar de maneira que atentam contra a qualidade, diversidade ou densidade dos recursos humanos naturais e do meio construído.
Os problemas ambientais dos países pobres podemser determinados pela combinação de três variáveis. A externa, a tradicional (ou interna) e a do tipo de desenvolvimento industrial ou economia de mercado que se queira impor em cada país.
O conceito de desenvolvimento sustentável, parte da idéia de que o atual modelo de desenvolvimento é insustentável por que não responde às necessidades das grandes maiorias e a população aumenta os problemasambientais em todos os níveis: local, nacional, regional e planetário
Os elementos básicos para uma nova proposta são a justiça social e a estabilidade ecológica.
O desenvolvimento sustentável nas cidades se consegue a partir de uma série de atores para obter um adequado manejo do ambiente urbano. A tarefa da gestão ambiental urbana seria então realizar uma série de intervenções sociais paramanejar ou usar adequadamente o espaço, os recursos naturais e humanos e as qualidades ambientais da área urbana e sua zona de influência.
O metabolismo urbano é entendido como o intercâmbio de matéria, energia e informação que se estabelece entre o ambiente urbano e seu contexto geográfico. (Yunen, Rodriguez, & Sánches, 1997)
Este conceito permite determinar com precisão as exigências regulares dealimento, água, matérias primas, gente e combustível e o possível impacto de seu uso na biosfera.
A Questão Da Água
A dimensão histórica da relação entre cidade e as águas, oferece a oportunidade de verificar as relações conflituosas entre os espaços e os interesses privados, a apropriação dos recursos ambientais e a função social do espaço.
Em toda a história da civilização, encontra-se adescrição das cidades sendo implantadas junto às águas. Segundo os estudos da cidade realizados por (Benévolo, 1983) as cidades da Mesopotâmia localizaram na bacia aluvial dos rios Tigres e Eufrates, às do Egito as margens do Rio Nilo, as cidades Greco-romanas na bacia do Mediterrâneo ou ainda as civilizações do Extremo Oriente, localizadas próximas aos impetuosos rios do Himalaia.
As cidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré- projeto
  • pre projeto
  • pre-projeto
  • Pré-Projeto
  • PRE PROJETO
  • Pre projeto
  • pre projeto
  • pré projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!