PRE PROJETO

Páginas: 11 (2684 palavras) Publicado: 27 de dezembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS SENADOR HELVIDEO NUNES DE BARROS


JUSSAN GEORGE DA C. BATISTA


SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS:
ORGANIZAÇÃO E LUTA DOS TRABALHADORES RURAIS DE PICOS
(1971 – 1990)

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito final para obtenção de nota na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História, do curso de Licenciatura em Históriada Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Sob orientação do Prof. Ms. Gleison Monteiro.




PICOS, PI
2013
A) DELIMITAÇÃO TEMÁTICA OU PROBLEMA DE PESQUISA
O projeto de pesquisa tem como objetivo principal realizar uma pesquisa que possa aumentar o conhecimento de alguns temas que são por muitas vezes considerados importantes.
Como se processaram asinúmeras experiências nas quais fizeram partes esses homens e mulheres do campo e como esses se organizaram através do surgimento do Sindicato Rural na cidade de Picos no ano de 1971 e quais foram seus objetivos alcançados.
O interesse básico da pesquisa também é compreender como se formaram os elementos da organização sócio-econômica desses trabalhadores e entender as relações sociais de trabalhodesses sujeitos sociais inseridas nesse município e buscar entender como a formação sindical interferiu na vida das comunidades rurais na cidade de Picos.
Perceber como o Sindicato Rural passou a desempenhar atividades de assistência, principalmente para os pedidos de pensões e aposentadoria, e debater questões que são importantes, como a experiência desses sujeitos que participaram diretamentede lutas, a forma como eles se organizaram, mostrar também inúmeras práticas presentes no cotidiano desses atores sociais e recuperar um pouco da História dos trabalhadores rurais da cidade de Picos.








B) JUSTIFICATIVA
A razão para pesquisar essa temática se deu na curiosidade de tentar entender o processo de organização dos trabalhadores rurais de Picos e como isso interferiudiretamente nas suas vidas.
Em linhas gerais poderia ser apenas dito que esse trabalho tem como objetivo principal estudar as experiências de organização dos trabalhadores rurais entre o período de 1971 – 1990, no município de Picos. Isso poderia ser um resumo razoável da pesquisa, mais, sobretudo deixa de lado uma serie de fatores que permitiriam uma melhor compreensão do assunto.
Na Inglaterra,França e Alemanha os sindicatos apareceram de baixo para cima no Brasil, ao contrário, de cima para baixo, com imposição do Estado. Os primeiros sindicatos criados no Brasil foram por volta de 1903 (as duas primeiras leis sindicais: 1903 sobre sindicatos rurais; 1907, sobre sindicatos urbanos); Em 1930 criações do MT atribuindo função delegada aos sindicatos (Decreto 19.443, de 26.11.30) – nasce osistema corporativista no que diz respeito ao sindicato, pois a organização das forças econômicas era feita em torno do Estado.
Em 1963 e 1964 foi regulamentado o sindicalismo rural, onde reconhecia os sindicatos de trabalhadores de um lado e de patrões de outro, nos moldes do sindicalismo corporativista; foi aprovado, após mais de dez anos de debate, o Estatuto do Trabalhador Rural, estendendoao campo uma série de direitos trabalhistas vigentes para o meio urbano e, logo após o golpe militar, foi aprovado o Estatuto da Terra, regulamentando as condições de acesso a terra e os contratos de parceria e arrendamento. Esse documento passou a desenhar o perfil e os limites das demandas por reforma agrária até os dias de hoje.
A maneira pela qual os trabalhadores aderiram à proposta sindicalde lutar para terem reconhecidos seus direitos trabalhistas apontou o meio pelo qual o sindicato deveria responder aos seus anseios mais imediatos.
Os direitos dos trabalhadores rurais são assegurados pela CLT e estão expressos no artigo 76, que assegura a extensão do salário mínimo ao trabalhador rural, nos artigos de 129 a 143 constam que o trabalhador rural tem direito a férias remuneradas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré- projeto
  • pre projeto
  • pre-projeto
  • Pré-Projeto
  • Pre projeto
  • pre projeto
  • pré projeto
  • Pré-Projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!