PRE PROJETO

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS




FRANCIELLE
JÚLIA CABRAL DE ABREU LIMA









AS RELAÇÕES POLÍTICAS E COMERCIAIS BRASIL – AFRICA DO SUL NO PRIMEIRO MANDATO DO PRESIDENTE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA (2003 A 2006)




















BELO HORIZONTE
2012


FRANCIELLE
JÚLIACABRAL DE ABREU LIMA











AS RELAÇÕES POLÍTICAS E COMERCIAIS BRASIL – AFRICA DO SUL NO PRIMEIRO MANDATO DO PRESIDENTE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA (2003 A 2006)












Pré-projeto do Trabalho Interdisciplinar apresentado ao curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário Newton Paiva, 2º período, como requisitoparcial para a aprovação no referido período.

Orientador(a): Prof.




BELO HORIZONTE
2012

1. INTRODUÇÃO
A politica internacional sofreu várias mudanças e uma delas foi o aumento de conflitos políticos, econômicos e religiosos. Tensões tomaram uma face fortemente religiosa.
A religião passa a interferir na politica interna einternacional. Conflitos que precisam ser analisados com um olhar diferenciado.
Disputado por palestinos e israelenses, no oriente médio, a região da Palestina abriga povos da mesma origem étnica. A mais de 60 anos eles se confrontam pelo território ocupado pelos judeus. Confronto muito agravado pela questão religiosa
2. PROBLEMA
A criação do Estado de Israel depois da Segunda Guerra acarretou altíssimoscustos sociais, políticos e econômicos. Quais foram as consequências desse conflito que perdura a tanto tempo?

3. JUSTIFICATIVA
Desde a criação do Estado de Israel, em 1948, os conflitos foram agravados pelo extremismo religioso. Em muitos lugares a religião é considerada um problema ou uma ameaça para a segurança nacional ou internacional que afeta também o âmbito politico e econômico. Astensões entre os palestinos e judeus começaram com o movimento sionista (que busca o restabelecimento, na Palestina, de um Estado judaico) e se agravaram profundamente. Nesse conflito está envolvido a cidade sagrada de Jerusalém, que Judeus à reivindicam como herança eterna da casa de Davi, a Terra Prometida a eles por Deus. Islâmicos também à consideram sagrada pois foi onde Maomé subiu aos céus.E para os cristãos foi a cidade onde Jesus cresceu, pregou e morreu.
Estas crenças agravam o conflito já muito delicado, porque cada um deles crê que a sua crença é a “verdadeira”, não podendo portanto ser questionada.
A disputa territorial, ideológica e religiosa traz consequências aterradoras para estes países, principalmente a Palestina, porque acabou causando problemas de imigração eemigração.

4. OBJETIVO GERAL
Analisar a política internacional no processo que resultou da fundação do Estado de Israel e no constante conflito Árabe Israelense, um dos mais prolongados da história. Mostrar a interferência causada no cenário politico internacional e nas implicações comerciais. Compreendendo como a globalização interliga o mundo, fazendo com que acontecimentos localizados, sejam deinteresse mundial.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Contextualizar historicamente as relações entre África do Sul e Brasil, buscando analisar como estas se desenvolveram ao longo do século XX.
Analisar as consequências políticas;
Analisar as consequências econômicas;
Mostrar as interferências no âmbito internacional ;

6. REFERENCIAL TEÓRICO

A Organização Sionista adotou duas estratégiasdurante a guerra: ocupar o máximo de territórios possível, para redesenhar as fronteiras determinadas para o Estado judeu pela ONU, e executar uma "limpeza" étnica no território. Aldeias inteiras foram massacradas e, ao mesmo tempo, as transmissões de rádio sugeriam que todos os palestinos corriam o mesmo risco. Isso causou uma fuga em massa da população, que abandonava suas casas muitas veze s com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré- projeto
  • pre projeto
  • pre-projeto
  • Pré-Projeto
  • PRE PROJETO
  • Pre projeto
  • pre projeto
  • pré projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!