Pre projeto administração

Páginas: 9 (2163 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO

JOÃO RAFAEL DA SILVA COSTA

ELABARAÇÃO DO PRÉ-PROJETO

Itabuna
2011

JOÃO RAFAEL DA SILVA COSTA

ELABARAÇÃO DO PRÉ-PROJETO

Pré Projeto para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a UNPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção dotítulo de Bacharelado de Administração.

Tutor Orientador: Profº. Eduardo Rogério Bertosse
Professor Supervisor: Celso Ataulfo.

Itabuna

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 6
3. OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6

4. METODOLOGIA 7
4.1 DELIMITAÇÃO SO ESTUDO 8
4.2 TÉCNICA, ANÁLISEE INTERPRETAÇÃO DE DADOS 8
4.2.1 LIMITAÇÃO ESTUDO 9

5. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 9

6. REFERENCIAL TEORICO 10

7. CRONOGRAMA 12

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O diagnóstico empresarial/organizacional é um instrumento utilizado para se fazer o mapeamento da situação global da empresa sob a ótica de seus proprietários, funcionários,clientes internos e principais clientes externos, como etapa essencial anterior ao planejamento.
O diagnóstico é realizado por meio da aplicação de um amplo questionário no qual são levantadas as impressões dos funcionários a respeito de questões abrangentes, tais como a prática do planejamento e da gestão, a estrutura organizacional e seu funcionamento, os recursos humanos, assistemáticas de comunicação e informatização existentes, a visão estratégica da organização; assinalando-se seus pontos fortes e fracos e as medidas adotadas para a solução de problemas. Também são pesquisadas as percepções e expectativas dos principais clientes externos quanto ao seu relacionamento com a empresa.
O diagnóstico organizacional permite uma visão global do estudo a ser iniciado.Através dele é possível verificar a existência de problemas ou disfunções que estão afetando os resultados da organização, bem como fornecer indicadores para ações interventivas que colaborem com a supressão das queixas.
Este trabalho estrutura-se, em dois momentos distintos. Na primeira parte aponta-se o referencial teórico que servirá de base para o estudo de caso, sendo assim, oreferencial teórico trará as concepções e as etapas pelas quais segue o processo de diagnóstico, além dos aspectos humanos observados no diagnóstico.
Posteriormente, apresentam-se as etapas pela qual se realizou o processo de diagnóstico, bem como as recomendações propostas e análise crítica.
De acordo com Hesketh (1979), é necessário conhecer o esquema lógico no qual odiagnóstico organizacional está inserido para compreender seu significado, pois o diagnóstico consiste na primeira etapa do processo de consultoria e assistência técnica que visa proporcionar à organização as condições necessárias para seu desenvolvimento e aprimoramento de modo que o seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia.
O diagnóstico organizacional temcomo objetivo representar o mais fielmente possível a situação real atual da organização e definir um outro quadro que represente os objetivos e metas que definem para onde a organização quer ir ou aonde deseja chegar.
Conduzir um processo de diagnóstico segundo Silva (2000), não é meramente seguir um conjunto de passos predeterminados, mas reconhecer que existem perguntas que estãosem respostas, estudar alguns conceitos, apropriar-se deles, reconhecê-los na própria atuação e chegar a uma conclusão e a um plano sobre como colocá-los em prática.

2 JUSTIFICATIVA

No processo do diagnóstico organizacional será possível detectar e analisar com mais cuidado os problemas e as falhas, que impedem que os objetivos traçados pelos gestores sejam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pre projetos em Administração
  • Pré-projeto Administração
  • Pré projeto administração hospitalar
  • Pré projeto tcc administração
  • Pre projeto tcc
  • Pré projeto tcc gestão de pessoas na administração pública
  • Pre projeto em administração organizacional semelhante a consultoria/assessoria
  • Pre Projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!