pre porjeto jogos indígenas

1777 palavras 8 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
REFERENCIAL TEÓRICO 5
OBJETIVO 7
METODOLOGIA 7
CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

A escola como local de prática de cultura, representada pelos sujeitos da escola, seja pelo corpo docente que tem o papel de mediador, e pelos alunos como produtores e reprodutores desta cultura, poderá enriquecer seu conteúdo com as práticas de atividades indígenas, ainda com a prática interdisciplinar, onde pode agregar valores físicos, políticos e principalmente o resgate histórico (CORREIA, 2006).

Segundo Vago (2003), o papel sócio cultural dentro do espaço escolar, tem a função de desenvolver a socialização e disseminação cultural onde iremos priorizar a participação de todo um grupo de alunos nas aulas de educação física enfatizando em um modelo diferente do padrão tecnicista. Assim podemos cria possibilidades de jogos, brincadeiras onde iremos enfatizar os valores e princípios culturais da educação física escolar, fazendo com que os alunos tenham um maior entendimento da influencia indígena no nosso dia a dia. Alves(1999), afirma que as atividades indígenas agregados aos blocos de ensino como tema transversal, vêm contribuir com os valores sociais e culturais na formação do cidadão dentro das aulas de educação física.

As influencias indígenas estão presentes na educação física escolar, mas não estão sendo identificadas pelos alunos, pois os ministrantes não dão tal reconhecimento a esta cultura. Com isso venho através desse projeto discutir o porquê dos ministrantes não destacarem os jogos e brincadeiras indígenas nas aulas de educação física, sendo que ela esta presente em diversas atividades de ensino.

Então por que os jogos indígenas que acontecem nas aulas de educação física, não são identificados pelos alunos que a praticam, e desconhecem sua origem cultural? Sendo que Alves (1999) afirma que a aplicação de atividades como o esporte, luta construção de brinquedos, a dança

Relacionados

  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas