Pre modernismo

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
PRÉ-MODERNISMO:
- No inicio do século 20 a literatura atravessava um período de transição. De um lado as fortes tendências da 2° metade do século XIX, e de outro, a grande renovação modernista ( Semana de Arte Moderna de 1922) começava a ser preparada.
- Esse período de transição não chega a ser considerado um movimento literário, mas passa a ser chamado de Pré-Modernismo.
- Realistas,Naturalistas, Parnasianos e Simbolistas ainda estavam vivos e escrevendo obras.
- Surgiam os novos escritores que ainda possuíam influências do século passado, porém com algumas inovações quanto ao tema e à linguagem.
- Simultaneamente as vanguardas europeias, ou seja, as influências dos movimentos artísticos europeus chegavam e impulsionavam o Modernismo brasileiro.
- Marcado por sincretismos etendências artísticas.
NOVIDADES:
- Mesmo que ainda presos ao modelo do romance realista-naturalista e da poesia parnasiana, duas novidades podem ser observadas nas obras pré-modernistas, são elas:
• Interesse pela realidade brasileira -> Ao contrário dos antecessores, os pré-modernistas se interessavam pelo dia-dia dos brasileiros, gerando obras de caráter social. Por exemplo, em OsSertões, Euclides da Cunha aborda a guerra e o messianismo em Canudos, sertão da Bahia. O único escritor do período que não demonstra tal interesse é Augusto dos Anjos.
• Linguagem mais simples e coloquial -> Não é regra geral de todos os escritores, porém nas obras de Lima Barreto essa preocupação é explícita, representando um passo para a renovação modernista de 22. O autor procurava escreverbrasileiro simples. Com o fato de que para conseguir seu objetivo Lima Barreto teve de abdicar das normas gramaticais e do estilo, provocou certa ira nos meios acadêmicos conservadores e parnasianos.
Euclides da Cunha:
- Nascido no RJ em 1866. Estudou na Escola Militar e cursou engenharia. Positivista e Republicano.
- Demonstrava grande interesse por ciências naturais e Filosofia.
- Viveu em SãoPaulo, porém em 1897, foi enviado ao sertão baiano, para cobrir a guerra de Canudos.
- Pelo fato de ser ex-militar, Euclides informou com precisão o movimento das três ultimas semanas de conflito.
- Cinco anos depois, o autor lançou Os Sertões, obra que narra e analisa os acontecimentos de Canudos embasado nas teorias cientificas da época.
Canudos: miséria e violência:
- Cerca de 15mil pessoasmorreram entre 1896-1897 durante a guerra de Canudo, resultando em um dos maiores conflitos da história do Brasil.
- Nas ultimas décadas do século 20, o Nordeste vivia uma de suas maiores crises econômicas e sociais. Após a seca em Fortaleza (1877-1880) que matou mais de 64 mil pessoas, uma nova surgia durante o período de proclamação da Republica, ameaçando a população cuja expectativa de vidagirava em torno dos 27 anos.
- Quando Antonio Maciel, que viria a ser conhecido como Antonio Conselheiro se instalou na fazenda abandonada Canudos, formou-se em pouco tempo uma cidade de pessoas miseráveis e abandonadas à própria sorte. A cidade que passou a ser chamada de Belo Monte possuía de 15 a 25 mil habitantes, ocupando o posto de segunda cidade mais populosa do Estado, perdendo apenas paraa capital Salvador.
-O conflito originou-se a partir do conflito dos moradores com a Igreja e com as leis locais.
- Os sermões de Conselheiro ainda tratavam de salvação das almas e opressão política. Com certa falta de embasamento, Conselheiro afirmava ainda que à Republica era responsável pelas precárias condições de vida do povo nordestino.
- Mesmo sendo uma cidade organizada social eeconomicamente semelhante ao comunismo primitivo dos cristãos – com todos trabalhando e dividindo os frutos igualmente- o movimento foi taxado por todo o país como monarquista e considerado uma ameaça à soberania nacional.
Os Sertões: O Brasil esquecido:
- Durante a Guerra de Canudos os jornais foram obrigados pelos militares a manter a censura.
- A versão que circulava pelo país fora a oficial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pre modernismo
  • Pre Modernismo
  • Pre modernismo
  • Pré modernismo
  • Pré-modernismo
  • pre modernismo
  • Pre modernismo
  • Pré-Modernismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!