Preços

Páginas: 8 (1768 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARDEAL PACELLI














GUERRA FRIA





Aléxio G. P. da Luz
Deivisson Mebius
Giovane Schiavi
Natália Duda



Turma: 1º E
Seminário Integrado
Professor: Miguelangelo Corteze







Três de Maio
2012










SUMÁRIO



1-

4-INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se a uma pesquisa realizada por alunos do 1º Ano E do Ensino Politécnico, do Instituto Estadual De Educação Cardeal Pacelli. Nesta pesquisa procuraremos estudar o Socialismo e o Capitalismo na tentativa de melhor compreender estes dois sistemas econômicos, assim como dar nossa opinião sobre qual deles pensamos ser o mais justo.
O período conhecido historicamentecomo Guerra Fria foi uma disputa ideológica ente os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que ocorreu após a segunda guerra, mas não há um consenso de término, já que alguns afirmam que ela teve fim após a queda do muro de Berlim em 1989 e outros afirmam que acabou em 1991 após o fim da União Soviética.
O principal objetivo da pesquisa é estudar e entendercomo funciona cada sistema, procurando também explicar como seria a economia mundial se todos os países adotassem o sistema socialista. A pesquisa esta sendo feita a partir das principais obras dos defensores de cada sistema e também com releituras destas obras. São eles Karl Marx e Friedrich Engels pelo lado Socialista e Adam Smith e John Locke pelo lado capitalista.
A pesquisa a seguir nãoterá a intenção de ser uma versão definitiva, pois, a maior parte do material pesquisado também não afirma ser definitivo. No entanto, não é apenas um rascunho, pois, todo o material foi feito por profissionais (sociólogos, filósofos, etc.) no assunto.












CAPITALISMO
O capitalismo (nome dado e utilizado por Socialistas e Anarquistas ao liberalismo econômico) pode ter origemna passagem da idade média para a idade moderna, onde nasce a burguesia, que busca lucro a partir do comércio. A burguesia vem da classe nobre do tempo das grandes navegações, onde eles buscavam seu lucro em especiarias, ouro, prata e tudo mais que era ou não encontrado em seu país.
Em meados do século XVIII o capitalismo consegue realizar sua maior façanha e também adquire umacaracterística importante para que o lucro seja alcançado ao máximo. O capitalismo industrial nasce após (ou ao mesmo tempo) à Revolução Industrial, fazendo a troca do trabalho manual e artesanal pela máquina a vapor. Isso fez o lucro aumentar significativamente, pois o trabalho era realizado em menor tempo e o custo do salário do antigo operário diminuía e era agora utilizado para a manutenção das máquinas.Como é feito o calculo para saber o preço de um produto:
Segundo Marx, em O Capital, um produto apenas vira mercadoria ao ser usado ou trocado, logo ele terá o valor de “uso” e o valor de “troca”. Estes produtos apenas tornam se mercadorias porque suprem “necessidades”, sejam elas reais ou imaginárias, ou seja, podem satisfazer uma necessidade “real”, como a fome ou outra necessidadefisiológica, ou apenas para “diversão” ou outra necessidade que o ser humano consiga criar.
O valor de uso é dado pela relação direta entre a capacidade da mercadoria de suprir uma necessidade e a quantidade da mesma. O valor de troca já esta intimamente relacionada a uma relação quantitativa, ou seja, o “quanto” de uma mercadoria é necessário para equivaler a outra.
Toda mercadoria é a soma dealgum trabalho qualquer, o produto terá seu preço estipulado com base no tempo gasto para que este seja realizado, e no caso do capitalismo, mais uma taxa para que haja lucro. Caso contrário será diretamente relacionado ao valor de uso.


Adam Smith John Locke
HTTP:/liberalism.blog HTTP;/PT.wikipedia.org...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Preço
  • Preços
  • preço
  • Preços
  • Preços
  • preços
  • Preço
  • Preço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!