Prcpl

5158 palavras 21 páginas
Carlos Henrique e Silva
METODOLOGIA DA PESQUISA TEOLOGICA
Para termos um melhor entendimento deste assunto usaremos 05 tópicos que são: o pensamento teológico; conhecimento teológico e cientifico; teologia e seus métodos; a visão cientifica da teologia; como estar teologia.
O pensamento teológico: Teologia, em geral, é qualquer estudo, discurso ou pregação que trate de DEUS ou das coisas divinas.
O PENSAMENTO TEOLÓGICO

Teologia, em geral, é qualquer estudo, discurso ou pregação que trate de DEUS ou das coisas divinas. Foi nesse sentido generalíssimo que essa palavra foi entendida pelo grande erudito romano Marco Terêncio Varrão (Marcus Terentius Varro, 116 a.C. — 27 a.C.), filósofo e enciclopedista romano de expressão latina, nascido em Rieti, Itália. (séc. I a. C.), cuja distinção de três teologias foi transmitida por Santo Agostinho: Teologia mítica ou fabulosa; Teologia natural ou física; e Teologia civil.
O nascimento da teologia como forma epistemológica subjetiva da tentativa de perceber a, presença de DEUS na agenda da política religiosa do ser humano.

MITO
Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.).
A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar).
Quem narra o mito? O poeta-rapsodo. Quem é ele? Poeta popular, ou cantor, que ia de cidade em cidade recitando poemas épicos: Homero era um rapsodo. Acredita-se que o poeta é um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua palavra – o mito – é sagrada porque vem de uma revelação divina. O mito é,

Relacionados

  • Prcpl
    1889 palavras | 8 páginas