Prcpl

1889 palavras 8 páginas
TEOLOGIA DA FILOSOFIA

1 – Como era apresentada a Educação nas sociedades ágrafas?
A educação era apresentada de maneira informal nas sociedades ágrafas, ou seja, um misto entre valores e habilidades necessários para a vida naquelas sociedades que eram pequenas e homogêneas. A convivência diária nessas sociedades já era em si um ponto de socialização e adestramento do indivíduo.
2 – O que a Filosofia deve fazer para estabelecer um diálogo com a Educação atual?
A filosofia deve informar-se sobre o mundo da educação, dando a devida atenção às várias manifestações da educação atual. No entanto, para isso, o filosofo não pode colocar-se em separado nessa discussão, pois se exige dele um engajamento existencial tal que possibilite um aprofundamento dos pressupostos filosóficos a partir do diálogo franco com a educação. Assim, o filosofo poderá atingir os fundamentos da educação, questionando-a a fundo e de maneira radical, segunda a forma particular que assumir, seja na questão da finalidade, do exame crítico, do estudo dos limites e possibilidades ou da análise específica de algum problema. Para isso, toda a tradição filosofia deve entrar em diálogo, servindo, assim, à discussão do problema, pelo debate crítico e também pela pesquisa sobre a questão educacional.
3 – Até que ponto os gregos conseguiram a realização dos seus ideais?
Os gregos atingiram seu ideal de educação na Paidéia, ou seja, na educação integral do homem. Essa educação integrava tanto a cultura da sociedade quanto a criação individual. Trabalhava-se tanto a eficiência do indivíduo quanto a convivência social e política. A educação formava corpo, mente, moral e sentimentos. Para isso se usava ginástica, filosofia e ciência, música e arte. O grego era educado de modo integral.

4 – O que diferencia a educação espartana da educação ateniense?
A educação espartana enfatizava, sobretudo, o ideal do guerreiro, tendo como objetivo, então, a preparação do indivíduo para o serviço militar, devotando

Relacionados

  • Prcpl
    5158 palavras | 21 páginas