Pratique 4 1 1 Homem Pensamento E Cu Hellip

284 palavras 2 páginas
4. Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.
4.1.1 - PRATIQUE
Após o estudo da unidade I, reflita e responda: Como você se relaciona com as pessoas que têm um jeito de viver diferente do seu? Como você se relaciona com os adolescentes/crianças de sua escola? Se coloque no lugar dessas crianças, e tente entender como eles pensam e vê o mundo. Procure fazer isso observando suas práticas e conversando com eles sobre a escola ou a vida deles. Registre tudo.

Esta atividade foi um gatilho para que pudesse ter uma noção mais completa de cultura e suas relações com a educação e a escola no devir humano. Participando da leitura em sala de aula, foi possível visualizar possíveis argumentos, fatos, atos ou pensamentos que se embasam nas relações de culturas, costumes ou ideias, respeitando a diversidade.
Na sequência, fomos direcionados ao pátio para que pudéssemos participar da palestra ministrada pelo pessoal do Conselho Tutelar. A equipe direcionou o foco nas condutas e responsabilidades de Pais e Educadores, que regidas pela Lei e Artigos do ECA, também estavam usando a abordagem sobre vários aspectos do “Devir”.
E para finalizar o curso do dia 18 de Fevereiro foi exibido o filme Tempos Modernos “Charles Chaplin”, que também mostra o relacionamento divergente de pensamento e cultura, no ambiente de trabalho repetitivo de apertar parafusos e porcas. Dentro do contexto da história que era produção em série, se alguém da linha de montagem não se relacionasse com anterior ou o próximo, parava-se toda a indústria. E isto ficou bem claro em várias cenas, quando com muito humor, o ator sempre conseguia quebrar essa relação de continuidade do processo produtivo.

Romeu Goulart da Silva –Profuncionário 2015

Relacionados