pratigues

4892 palavras 20 páginas
EDUCADORES E EDUCANDOS: tempos históricos
DISCIPLINA N° 02
ROTEIRO DE PRATIQUES E PPS

1. Estamos nas escolas todos os dias. Convivemos com pessoas em diversos espaços, compartilhando práticas sociais e responsabilidades sociais. Considerando as leituras das unidades introdutórias da disciplina explique:
• Os significados de ensino escolar e educação.
• A educação como prática social.
• O conhecimento adquirido contribui para mudar a vida das pessoas? Comente.
Respostas: o ensino escolar é uma atividade ofertada numa escola credenciada pelos órgãos competentes, na qual se vivencia e se partilha saberes e conhecimentos, em uma relação entre professores e alunos, com uma grande finalidade de possibilitar que o estudante conheça, interaja e não apenas se aproprie da cultura produzida. Já a educação ocorre em todos os lugares que haja contato social. A educação como prática social é adotada como objetivo de socializar e humanizá-los culturalmente. E os conhecimentos que adquiridos ajuda muito a tornarem pessoas cultas, civilizadas, sabendo interagir no meio social, e futuramente tornando grandes cidadãos.
2. Fale sobre os processos de socialização e as práticas sociais decorrentes da colonização portuguesa.
• Como se organizava a divisão do trabalho neste período?
• Relacione educação e trabalho durante a colonização portuguesa.
• Fale sobre as profissões existentes em um engenho de açúcar no Brasil colonial.
Respostas: as divisões dos trabalhos eram feitas principalmente pelos jesuítas, onde os nativos e escravos eram obrigados a explorar as riquezas das terras, a educação nessa época foi uma estratégia dos colonizadores portuguesa para negar a identidade indígena e seus processos educativos para implantar na colônia a visão européia do mundo, ou seja, sua cultura, seus valores, e sua religião. Quando foi em 1533, o colonizador português Martim Afonso de Souza trouxe as primeiras mudas de cana-de-açúcar e realizou a disseminação dessa primeira atividade

Relacionados

  • Curso De Lingu Stica Geral
    97189 palavras | 389 páginas