PRATICAS

Páginas: 10 (2284 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
Estudo Dirigido de Embriologia


Qual é a origem celular dos gametas?

Os gametas têm origem nas células germinativas primordiais (CGPs) do embrião. Entre a quarta e sexta semana de desenvolvimento, as CGPs migram do saco vitelino para parede do intestino em desenvolvimento e de lá para a parede dorsal do corpo. Por meio de mitoses elas se multiplicam durante o processo de migração. Emsua maioria, as CGPs povoa a região da parede corporal que dará origem as gônadas. Ao chegarem às gônadas as CGP ainda continuam em processo de multiplicação por mitose por intervalo de tempo e então iniciam a gametogênese. Onde, as células germinativas primordiais são convertidas em gametas maduros.


Aonde acontece a gametogênese feminina? E a masculina?

Nas mulheres, as célulasgerminativas primordiais proliferam e se diferenciam em ovogônias. Por volta do quinto mês de desenvolvimento fetal, todas ovogônias iniciam a meiose e então passam a se chamar de ovócitos primários. Nos estágios inicias da meiose o processo para e os ovócitos primários ficam em dormência ate a puberdade. Nos homens, as células germinativas primordiais permanecem dormentes da sexta semana dedesenvolvimento embrionário até a puberdade. Na puberdade, os túbulos seminíferos sofrem a maturação e as CGP diferenciam-se em espermatogônias. As espermatogônias passam por ondas sucessivas de meioses, gerando espermatozóides maduros.
Ou seja, nos homens acontece nos túbulos seminíferos e nas mulheres nas ovogônias.


Descreva a espermatogênese.

Processo seqüencial em que as espermatogônias sãotransformadas em espermatozóides maduros. As espermatogônias permanecem quiescentes nos túbulos seminíferos dos testículos desde o período fetal, e começam aumentar na puberdade. Depois de sucessivas divisões mitóticas, as espermatogõnias crescem e gradualmente sofrem modificações que as transformam em espermatócitos primários. Em seguida, sofre uma divisão reducional (8 dias), a primeiradivisão meiótica, para formar dois espermatócitos secundários haplóides, que sofrem a segunda divisão meiótica (16 dias) para formar 4 espermátides haplóides. Essas espermátides, gradualmente são transformadas em espermatozóides maduros, pelo processo de espermiogênese (24 dias). Neste, o núcleo se condensa, o acrossoma se forma e a maior parte do citoplasma é perdido. O processo de espermiogene écompletado, os espermatozóides entram na luz dos túbulos seminíferos (espermiação) onde são transportados para o epidídimo e armazenados funcionamente maduros no mesmo.




O que é espermiogênese? Descreva-a.

Processo em que consiste a transformação das espermátides em espermatozóides. Durante esse processo, a espermátide arredondada é transformada em um espermatozóide alongado. Ocitoplasma residual é desprendido, a cauda se desenvolve e o acrossoma se forma. O acrossoma originado da região do Golgi da espermátide, contem enzimas que são liberadas no inicio da fecundação para auxiliar a penetração do espermatozóide na corona radiata e zona pelúcida. As mitocôndrias se organizam em forma de hélice, a fim de promover energia para os flagelos.



Que células compõem o epitéliogerminativo masculino?

Células de Sertoli e células da linhagem espermatogênica.


Quais são as funções das células de Sertoli?

Da suporte e nutrir as células do túbulo seminífero, transportar nutrientes para a reação do lúmem do túbulo, fagocitar os restos da espermiogênese, secretar fluidos para o lúmem, produzir proteína que liga andrógenos, produção de inibina, manutenção ecoordenação da espermatogênese e secreção da GDNF, que determina se as espermatogõnias seguirão a diferenciação em sptz.

Quais são os componentes principais da barreira hematotesticular?

A barreira hematotesticular possui dois componentes principais: Junções compactas entre as células de sertoli( junções oclusivas) e a barreira de células mióides.

Qual é a importância da presença de pontes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica
  • Praticas
  • Pratica
  • Pratica
  • Pratica
  • pratica
  • Pratica
  • Prática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!