PRATICAS PSICOMOTORA

4072 palavras 17 páginas
FACULDADE DE ITÁPOLIS
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ITÁPOLIS

PRATICAS PSICOMOTORA

Juliana

ITÁPOLIS
2012
JULIANA

PRATICAS PSICOMOTORA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência para obtenção do Certificado de Especialista em Psicomotricidade da Faculdade de Itápolis.

ITÁPOLIS
2012
AGRADECIMENTOS

RESUMO
Este artigo trás como principal meta evidenciar o papel da psicomotricidade, reconhecendo-a como instrumento pedagógico fundamental no desenvolvimento cognitivo do aluno. Atuando ainda como facilitador na assimilação de conhecimento e resolução de conflitos. A psicomotricidade é uma disciplina educativa, reeducativa e terapêutica têm como objetivo principal auxiliar os professores na apropriação do conhecimento, e no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Nesse contexto traz uma serie de exercícios de psicomotricidade que estão separados por áreas que são usadas na pré-escola, ressalta-se ainda que seja de suma importância o professor vivenciar essas atividades para quando aplica-las aos seus alunos tenha um enriquecimento descobrindo brincadeiras novas, que possam auxiliar os alunos. Pontua-se nesse trabalho também a importância da psicomotricidade na infância comprovando-a através de vários estudos realizados por autores mestres nesta ciência. Assim são apresentadas também a visão que a sociedade brasileira tem sobre a psicomotricidade, propiciando uma reflexão por parte de diretores, professores e pais sobre a aplicação da psicomotricidade nas escolas, promovendo autonomia intelectual da criança.
Palavra-chave: psicomotricidade, desenvolvimento, praticas psicomotoras, aprendizagem

ABSTRACT

This article main goal behind as highlight the role of psychomotor, recognizing it as an educational tool in fundamental cognitive development of the student. Still acting as a facilitator in the

Relacionados