Praticas pedagógicas professor e aluno

Páginas: 18 (4252 palavras) Publicado: 12 de junho de 2011
INTRODUÇÃO

Dentre as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar estudamos as metodologias, técnicas e recursos utilizados pelos docentes que viabilizam a mediação do conhecimento a ser apropriado pelo discente. O objetivo deste trabalho é verificar os pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar brasileira, numatentativa de contribuir, teoricamente, para a formação continuada de professores. Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, conseqüentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem. Assim, justifica-se o presente estudo, tendo em vista que o modo como os professores realizamo seu trabalho na escola tem a ver com esses pressupostos teóricos, explícita ou implicitamente.

1 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PROFESSOR E ALUNO

A atuação do professor dentro é imprescindível, pois este pode ter um papel ativo na vida do aluno. Nas suas metodologias estão inseridos valores éticos e morais, que devem fazer parte do aprendizado interdisciplinar do aluno. As práticaspedagógicas pode lhes proporcionar momentos lúdicos, mas sua contribuição perpassa à uma variedade de conteúdos que podem contribuir com o desenvolvimento integral dos alunos. Enfatizando essa observação essa observação, Olga Teixeira (2003) afirma que a prática pedagógica realmente acontece dentro da sala de aula, e que o professor e aluno conseguem essa transmissão um para com o outro através de suaforma de ensino, de seus conhecimentos e de suas atividades que são planejados pelo professor anteriormente, e também a maneira de como são utilizados os procedimentos e métodos específicos pelo educador, além de que o educando consegue assimilar, memorizar e descobrir o seu saber no cotidiano e de seu desenvolvimento e ou fase de adaptação dentro da sociedade.

[...] emoutras palavras, não sendo neutras,a teoria e a prática de uma forma de ensino articulam as finalidades individuais de educação do homem a um modelo de sociedade, por meio da atividade de quem ensina, de quem aprende, de como ensina e dos meios utilizados, e contribuem para a manutenção-superação da prática social mais ampla (TEIXEIRA,2003,p.10).

Por falar do ensino e da sociedade hoje emdia, a autora relata que o pensamento de Comênio questiona a respeito das transformações econômicas; políticas e ideológicas.Sobre os conhecimentos, os valores que os humanos necessariamente devem ter e por saber superar essa fase da vida de cada um, no qual se passará pela transformação da escola e de seu ensino.
A prática pedagógica tem o objetivo de transformar uma situação dialógica emnovas perspectivas para dentro da sala de aula, como a relação do professor e aluno e as diferenças em que contribuem do saber sistematizado e registrado de suas elaborações de livros e os demais recursos didáticos utilizados na escola.Também adotam os procedimentos de ensino nessa práxis, na qual se caracteriza essencial pela constante presença na sala de aula e que se questiona o lado dacuriosidade como; os porquês,quero saber e como.
Nesse contexto as práticas pedagógicas estão bem centralizadas nas aulas convencionais, onde o docente consegue sua postura diante da sala e medita entre o saber sistematizado e o conhecimento dos alunos, o professor também propõe algumas situações desafiadoras testando o saber de cada aluno no qual o educador pode usar a dinâmica, em que aaprendizagem é construída, num processo de confronto e que é conduzido por conflitos e grandes desafios.
O PPP da escola estudada traz como objetivo de adequar ás práticas a realidade os alunos, investindo em sua autonomia daqueles que participam, promovendo estudos do meio e nos processos de interação e mediação, no qual o individuo interage com sua cultura e também na inserção de membros da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A prática pedagógica e a relação professor/aluno
  • A prática pedagógica dos professores
  • A prática pedagogica do professor alfabetizador
  • Prática Pedagógica do Professor de Artes
  • A prática pedagógica do professor
  • A pratica pedagógica do professor
  • Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos
  • Importancia das práticas pedagogicas na formação do professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!