PRATICAS ESCOLARES QUE LEVAM O INDIVIDUO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA VALORIZAÇÃO DO OUTRO NA ÉTICA E NA EFETIVIDADE DO CONHECER

Páginas: 12 (2893 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
PRATICAS ESCOLARES QUE LEVAM O INDIVIDUO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA VALORIZAÇÃO DO OUTRO NA ÉTICA E NA EFETIVIDADE DO CONHECER.

Lourival Gonçalves
Profª. Ana Paula Anacleto Ribeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Artes Visuais/ Licenciatura – Art0139
07/05/2013

RESUMO

A modernidade, ao longo de sua história, tem inventado e reinventado discursos queproduziram e produzem saberes sobre Praticas Escolares que levam o indivíduo a construção do conhecimento na valorização do outro na ética e na efetividade do conhecer, que tem sido alvo de inúmeras discussões e teorias no decorrer destes dois últimos séculos: a infância. Ao atribuir características próprias ao indivíduo-infantil, tratou de produzir saberes sobre os mesmos utilizando-se da escola enquantouma maquinaria como o principal e mais eficiente espaço para a elaboração de uma pedagogia que desse corpo às aprendizagens previstas para esta “etapa” da vida. Desta forma, a escola foi institucionalizando-se como espaço de confinamento e de produção de sentidos sobre a infância, que dizem respeito às formas como as crianças são entendidas na sua relação com os adultos e com as maneiras comoestes ordenam o mundo em que vivemos. No entanto, esta situação não apenas passa a constituir novos olhares sobre a infância como, ao ser institucionalizado, adquire novos significados e a criança agora, encerrada na escola, é compreendida através de categorias de desenvolvimento. A atividade escolar, assim, produz o que hoje chamamos de aluno. Esta transformação ocorre a partir de um processopermanente de claridade, produção, patologização e normalização até que a criança-aluno interiorize a sua própria transparência e se torne um cidadão autogovernado. Portanto, neste artigo, estaremos problematizando a produção da instituição escolar que se ocupou de inventar, através de suas práticas, a criança em estado escolar, condição que lhe confere determinadas características a seremdesenvolvidas, observadas, vigiadas e normalizadas.


Palavras-chave: Infância. Educação. Afetividade.




1 INTRODUÇÃO


Por entendermos que o conceito de ética é construído pelas crianças e adolescentes sob a chancela de adultos, consideramos ser relevante analisar o texto produzido por diversos especialistas sobre o tema e que compõe o primeiro volume dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN) para o primeiro segmento do Ensino Fundamental, 1ª à 4ª séries ou 1º e 2º ciclos, e o oitavo volume, Temas Transversais e Ética.

Nossa intenção verificar que noção de ética está sendo enfatizada nesses documentos, uma vez que esses parâmetros são os orientadores das atividades a serem desenvolvidas nas escolas, cuja tarefa é, de acordo com o próprio documento, lidar com conteúdos para, porseu intermédio, contribuir para a formação de valores e atitudes do indivíduo.

No texto dos PCN (1997a, 1997b, 1998a, 1998b,1999), o corpo docente é apontado como elemento difusor dos valores éticos e morais vigentes, tendo os professores que abordar assuntos relacionados à ética e aos valores morais a qualquer momento, em todas as aulas de todas as disciplinas que compõem o currículoescolar.

Como professores são profissionais essenciais na construção do conhecimento dos alunos, suas noções de ética impregnarão as noções de ética construídas pelas crianças e pelos adolescentes.

Nos dias de hoje, quando se discute que valores éticos estão norteando os comportamentos e as atitudes das crianças e dos adolescentes, é necessário considerar que o meio cultural onde os indivíduosestão inseridos exerce as mais variadas influências sobre eles, pois é nos diversos espaços sócio-culturais e em diversos momentos que diferentes valores contribuirão para a construção de diferentes concepções de mundo e de homem.

Parece, portanto, ser evidente que as reflexões e discussões que deverão ser promovidas durante as aulas de todas as disciplinas do currículo escolar devem conjugar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprendizagem escolar e construção do conhecimento
  • Aprendizagem escolar e construção do conhecimento
  • O instituto da delação premiada: a extensão a outros tipos penais e sua efetividade na prática
  • Construção do conhecimento na docência superior- desafios e práticas
  • A reflexão teórica e prática na construção do conhecimento do assistente social
  • Construção do conhecimento na docência superior: desafios e prática.
  • A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL COMO MECANISMO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS VARIADOS
  • A valorização do individuo nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!