Praticas de Ensino e Integração ao ambiente escolar

Páginas: 10 (2470 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
Sumário


1. Sumário 3
2. Introdução 3
3. Objetivos 3
4. Justificativas 3
5. Projeto 3
5.1. Locais utilizados para aquisição de dados 3
5.2. Métodos e Desenvolvimento 3
5.3. Considerações e propostas 3
5.3.1. Considerações do questionário 3
5.3.2. Propostas de Planos de Aula 3
6. Resultados 3
7. Conclusão 3
8. Referências Bibliográficas 3Introdução

Uma grande barreira para a aprendizagem atual é a não intersecção dos temas aprendidos em sala de aula com a realidade cotidiana dos alunos. Muitas vezes os temas são passados sem que haja uma mostra da interligação dos mesmos com a vivência cotidiana dos discentes. Isso torna o ensino mais difícil uma vez que o aluno não vê claramente como o que foi dado em sala de aula pode ajudar em suavida além de “passar em provas” ou outros assuntos acadêmicos que, na visão dele, muitas vezes são totalmente desconheço com a realidade do dia-a-dia.
O presente trabalho apresenta a escolha de um ambiente escolar e um ambiente não escolar para estudo de motivos e soluções para o problema citado. A escola pública (ambiente escolar) escolhida localiza-se em uma região centralizada, urbanizada e comdiversas miscigenações culturais, assim como o parque (ambiente não escolar) escolhido que, além de estar próximo ao ambiente escolar determinado, é um dos pontos mais visitados da cidade que o contem para o lazer devido a sua localidade, infraestrutura e fácil acesso para toda população.
Um questionário foi aplicado para uma amostra de estudantes que frequentam o parque. Posteriormente, suasrespostas foram analisadas pelos membros do grupo, que levantaram a estatística dos resultados e averiguaram os problemas existentes , assim como propuseram uma possível amenização e, talvez, até solução dos mesmos.

Objetivos

Tendo em vista a problemática atual da pouca intersecção dada aos alunos entre seu ambiente escolar e sua vida cotidiana, este trabalho tem por objetivo verificar algumasdas possíveis causas desse problema e discutir resoluções de como melhorar a interação entre o ambiente escolar e o ambiente não escolar na vida do discente.

Justificativas

De início, é importante lembrar a suma necessidade da inserção dos conteúdos vistos em sala de aula pelos alunos com suas práticas do dia a dia. Como futuros educadores de matemática, o grupo atentou-se ao máximo emmiscigenar os conteúdos da disciplina de matemática com o cotidiano de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que é o foco deste trabalho.
O presente trabalho faz parte da avaliação da disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto ministrada pela UNIP Interativa para o curso de Matemática. Tendo em vista o conteúdo da citada disciplina, este trabalho também visa uma introdução e/ouaperfeiçoamento dos integrantes do grupo a métodos de pesquisa científica e permitindo, aos mesmos, melhores ideias para posteriores planos de aula.
Objetivando os dois itens anteriores, o grupo contextualizou os diversos itens do cotidiano de atividades dos alunos em locais não escolares com os temas lecionados em sala de aula de acordo com os PCNs vigentes para matemática.

Projeto

Locaisutilizados para aquisição de dados

Ambiente Não Escolar: Parque Regional Prefeito Celso Daniel, localizado na Avenida Dom Pedro II, número 940, Santo André – SP. O parque funciona todos os dias das 6h às 22h. Ele foi escolhido pelos membros do grupo por ser um dos maiores e mais movimentados parques da região do ABC, com 64650 m2 de área, além de contar com diversas atividades e ficar próximo de escolasparticulares e públicas.

Ambiente Escolar: Escola Estadual Doutor Américo Brasiliense, localizada na Praça Quarto Centenário, número 7, Santo André – SP. Esta escola pública foi escolhida como foco principal devido a sua tradição, qualidade e proximidade ao ambiente não escolar tratado neste trabalho.

Métodos e Desenvolvimento

O grupo foi a várias escolas, contudo não conseguiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • integração ambiente escolar e não escolar
  • Integração entre um Ambiente Escolar e um não Escolar
  • integração ambiente escolar
  • Relatório de prática de ensino
  • pratica de ensino: integração e comunidade
  • Arquitetura sustentável: uma integração entre ambiente, projeto e tecnologia em experiências de pesquisa, prática...
  • Integração entre um ambiente não escolar e uma escola
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!