Praticas administrativas

Páginas: 3 (607 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS IDEALIZADAS NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
TEXTO 1:
No século XVIII, o sistema de fabricação “para fora” funcionava da seguinte maneira: o capitalista entregava uma máquina detear e matéria prima para trabalhar em casa, para cada família que recebia por peça produzida e trabalhava conforme sua necessidade financeira. Isso não era vantagem para o responsável, que ficavasujeito ao ritmo de trabalho dos artesãos.
Devido à falta de controle, fiscalização e qualidade causados pela fabricação para fora, foi desenvolvido um novo sistema denominado fabril, constituído portrabalhadores, em galpões, fazendo seguir o ritmo imposto pelo comerciante.
Aos poucos, a mão de obra artesanal foi sendo substituída por máquinas facilitando o manuseio, não necessitando mais dequalificação específica e, assim, mantendo a qualidade e o padrão de seus produtos.
O número de trabalhadores aumentou perceptivelmente, contando com a mão de obra de mulheres e crianças em condiçõesdesumanas, que viviam em função do seu trabalho, com salários muito baixos. A distinção de classes ficou clara, como a novidade nas cidades atraía as pessoas do interior, o êxodo rural veio à tona,dividindo a sociedade em burguesia e proletariado, aparecendo os grandes centros e as favelas.
Sindicatos foram criados a favor dos empregados modificando as condições de trabalho e uma medida importantefoi à diminuição de 14 horas trabalhadas, diariamente para 12 horas, depois 10 horas e assim por diante. A produtividade e a qualidade ficaram no mesmo nível, favorecendo e ampliando ambas as partes eo desenvolvimento de cada estabelecimento.
As tentativas foram inúmeras para que houvesse uma administração coerente. Adam Smith, sendo o primeiro a pensar em administrar como uma ciência e sepreocupar com a eficiência, conceituou a divisão de empresas em setores, e junto com as colocações de James Mill, para diminuir o número de pessoas em cada função para que a agilidade tomasse o primeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Praticas administrativas
  • Praticas administrativas
  • Práticas administrativas
  • Práticas Administrativas
  • Praticas Administrativas
  • Práticas Administrativas
  • Praticas administrativa
  • Práticas Administrativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!