Praticar monopólio é ilegal, diversos países têm se voltado contra esse tipo de procedimento, embora sem alcançar grandes resultados, pois grandes corporações empresariais encontram maneiras de “driblar” as leis dos

Páginas: 2 (373 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Praticar monopólio é ilegal, diversos países têm se voltado contra esse tipo de procedimento, embora sem alcançar grandes resultados, pois grandes corporações empresariais encontram maneiras de“driblar” as leis dos países nos quais estão instaladas.

Um dos princípios do capitalismo é a livre concorrência, no entanto, um elevado percentual de grandes empresas pratica algum tipo de monopólio como objetivo de atingir maiores margens de lucro.

O monopólio pode ser executado de diversas maneiras, essa variação desencadeia o surgimento de nomes diferentes. Hoje existe uma forma mais atualde monopólio, denominada de oligopólio. A distinção entre o monopólio e o oligopólio está basicamente no número de empresas envolvidas, o primeiro é praticado por uma única empresa e o segundo porvárias. Desse modo, as principais práticas monopolistas são:

Truste: é uma forma de oligopólio desenvolvida a partir da junção de um grupo de empresas que se anulam quanto às suas respectivasautonomias para compor uma única corporação de maneira que possa se fortalecer, além de obter uma hegemonia em determinado mercado, controlando a disponibilidade de mercadorias e preços. Existem dois tipos detrustes, o vertical (atua em vários ramos) e horizontal (atua no mesmo ramo).

Cartel: corresponde a uma prática ilegal que fere o direito do consumidor, ocorre a partir do encontro de empresasautônomas e independentes de um mesmo setor de atividade que discutem e depois estabelecem acordos para fixar preços praticados a fim de não haver variação dos mesmos, dessa forma exerce também domínio naoferta de um determinado produto.

Holding: palavra inglesa que traduzida para português significa sociedade gestora de participações sociais. Essa prática é considerada como a forma mais evoluídade acumulação de capital. Holding é uma espécie de empresa criada com a finalidade de dirigir outras empresas de atividade produtiva. Holding corresponde à formação de uma sociedade, no qual se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • grandes corporações e a publicidade
  • A grande depressão em outros paises
  • Rio + 20: Um grande resultado
  • “A sabedoria, o conhecimento e um grande resultado
  • O problema do risco moral nas grandes corporações
  • Datacenters o sistema nervoso das grandes corporações
  • Lei dos Grandes números
  • OS PAISES QUE FAZEM PARTE DOS GRANDES LAGOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!